Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Fatos e curiosidades da quase centenária 24 Horas de Le Mans

Perto de completar 100 anos de existência, a mais famosa corrida de longa duração do automobilismo ainda é um sonho a ser conquistado pelos brasileiros

Por Paulo Campo Grande e Alexandre Ramos
Atualizado em 20 nov 2022, 18h05 - Publicado em 20 jul 2022, 18h05
Start - 24 hours of Le Mans - - Circuit de la Sarthe - Le Mans - France -
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Com tanta tradição no automobilismo, os brasileiros nunca conquistaram o primeiro lugar na categoria principal da lendária 24 Horas de Le Mans. Este ano, na 90a edição da competição, não foi diferente. A melhor colocação foi do piloto Daniel Serra, com o segundo lugar, na categoria LMGTE PRO, pilotando uma Ferrari 488 GTE EVO, junto com o italiano Alessando Pier Guidi e o britânico James Calado.

O estreante Pietro Fittipaldi, neto do piloto Emerson Fittipaldi, disputou na LMP2, tendo em sua equipe o suíço Fabio Luca Scherer e o dinamarquês David Heinemeier Hansson ao volante do protótipo Oreca 07, e terminou em 14o.

Na categoria principal, Hypercar, o brasileiro mais bem colocado foi Pipo Derani, que chegou em quarto, com o protótipo Gliken-hauss 007 LMH, tendo como companheiros os franceses Olivier Pla e Romain Dumas.

#47 ALGARVE PRO RACING / Oreca 07 - Gibson - 24 hours of Le Mans - - Circuit de la Sarthe - Le Mans - France -
Os carros são levados aos limites da resistência (Divulgação/Quatro Rodas)

Eles completaram 370 voltas, enquanto os vencedores, Sébastien Buemi (francês), Brendon Hartley (neozelandês) e Ryo Hira-kawa (japonês), com um Toyota GR010 Hybrid, deram 380 voltas. A Toyota vence pelo quinto ano consecutivo.

Continua após a publicidade

A 24 Horas de Le Mans 2022 reuniu 185 pilotos de todo o mundo, sendo seis brasileiros inscritos: André Negrão (Alpine), Pipo Derani (Glickenhaus) na categoria Hypercar; Felipe Nasr (Risi) na LMP2; Daniel Serra (AF Corse) na GTE Pro; e Felipe Fraga (TF Sport) e Marcos Gomes (NorthWest) na GTE Am.

A categoria principal, de Negrão e Derani, teve cinco carros na pista, enquanto 25 foram confirmados na LMP2, oito na GTE Pro, 23 na GTE Am e um da divisão separada batizada de “Carro Inovador”.

#22 UNITED AUTOSPORTS USA / Oreca 07 - Gibson - 24 hours of Le Mans - - Circuit de la Sarthe - Le Mans - France -
Várias paradas acontecem para troca de pilotos e serviços (Divulgação/Quatro Rodas)
#64 CORVETTE RACING / Chevrolet Corvette C8.R – Nick Tandy (GBR) – 24 hours of Le Mans – Circuit de la Sarthe – Le Mans – France –
Antes de largar, pilotos recebem o público e a imprensa (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Le Mans é conhecida mundialmente pelos fãs de corridas de automóveis. Um nome mágico, que representa a mais tradicional prova de resistência do automobilismo.

Ela surgiu de uma ideia original para a época, início do século 20, de se testar os novos carros e tecnologias não apenas em termos de velocidade, mas também desafiando os limites da sobrevivência, algo extremamente útil para as fábricas e seus clientes.

Compartilhe essa matéria via:

A prova é realizada no circuito de La Sarthe, cidade de Le Mans, na França, e a pista é longa: são 13.629 metros de extensão, mesclando partes de circuito fechado (o autódromo Circuit Bugatti) com trechos de estradas locais.

Continua após a publicidade
Hyperpole 24 hours of Le Mans - - Circuit de la Sarthe - Le Mans - France -
Vencedores de cada categoria alinhados para a sessão de fotos (Divulgação/Quatro Rodas)
Start  24 hours of Le Mans –  – Circuit de la Sarthe – Le Mans – France –
É um fim de semana cheio de atrações, na França (Divulgação/Quatro Rodas)

Talvez a parte mais emblemática seja a reta Hunaudières – que originalmente possuía 6 quilômetros de comprimento e na qual os carros podiam atingir cerca de 400 km/h.

Como essa reta leva à aldeia de Mulsanne, muitos a chamam erroneamente de reta de Mulsanne, mas este não é o nome oficial. De qualquer forma, desde 1990 a reta foi cortada por duas chicanes, já que nesse ano a FIA determinou que nenhuma reta em circuito poderia ter mais do que 2 quilômetros.

Continua após a publicidade

E, embora tenha tirado um pouco do glamour do circuito, a grande verdade é que por questões de segurança esse foi um mal necessário, diante das velocidades tão altas que os carros alcançavam.

PODIUM 24 hours of Le Mans –  – Circuit de la Sarthe – Le Mans – France –
A Toyota foi a grande campeã deste ano (Divulgação/Quatro Rodas)

Disputada desde 1923, Le Mans completa 100 anos no ano que vem. Apesar de anual, houve quatro corridas que foram canceladas ao longo da história: 1936 e 1968, por problemas políticos na França, e de 1940 a 1948, por causa da segunda grande guerra.

Box História
(Divulgação/Quatro Rodas)
Box Façanha 2
(Divulgação/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.