Fábrica da BYD na Bahia: cinco perguntas e respostas sobre o início da operação
Já estão produzindo? Quais carros estão sendo montados? É produção nacional? Desvendamos essas e outras dúvidas sobre o início da produção da gigante chinesa

A BYD deu início aos trabalhos para a construção de sua fábrica no Brasil em outubro de 2023. As obras no antigo complexo da Ford, em Camaçari, na Bahia, ainda estão acontecendo, mas o primeiro galpão já está finalizado.
Os carros chegam em kits, em um regime chamado de SKD: o carro vem completamente desmontado, mas com a carroceria armada e pintada, e as partes são juntadas aqui no Brasil. Nem mesmo a pintura precisa ser feita. Pelo contrato firmado com o Governo da Bahia, o prazo para o fim desse regime e o início, de fato, de uma produção nacional é de um ano.

Por isso as obras continuam. A BYD ainda está criando novos prédios, onde futuramente serão instaladas as áreas de estamparia, funilaria e pintura, por exemplo. Tudo isso para aumentar o nível de nacionalização de seus modelos.

Tudo isso pode ser meio confuso, até porque os carros que estão sendo finalizados por lá neste momento não poderão ser vendidos. Por isso, separamos alguns tópicos para explicar tudo o sobre esse início de operação da fábrica da BYD no Brasil.
A fábrica já está produzindo?
Sim, já há produção na fábrica, porém em caráter experimental (pré-série) e estes primeiros carros montados na Bahia não podem ser vendidos.

A BYD já finalizou o primeiro galpão, onde iniciou a montagem dos primeiros carros elétricos nacionais, no caso, o BYD Dolphin, além do híbrido Song Plus. Entretanto, a BYD ainda aguarda algumas licenças para que haja pleno funcionamento e os modelos montados possam ser comercializados.
Quais BYD serão montados no Brasil?
A operação vai começar com o Dolphin Mini e o BYD Song Plus. O próximo modelo que se juntará a eles na linha de montagem é o sedã King, híbrido plug-in. O Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD, Alexandre Baldy, disse que o King entrará na produção experimental nos próximos dias.

A fábrica poderá receber outros modelos, mas ainda não há uma previsão para isso acontecer. De acordo com o gerente de relações públicas da marca no Brasil, Henri Karam, será um processo gradativo que será acompanhado pelo crescimento da fábrica e de seus processos produtivos.
Quando começa a produção de carros que serão vendidos?
A BYD ainda não definiu uma data para isso. Segundo Baldy, os processos são simples e é só uma “questão de dias” para que a fábrica inicie a produção dos carros que serão vendidos. Houve, porém, quem dissesse que a produção efetivamente poderia acontecer dentro de dois meses.
Quantos funcionários já estão trabalhando na montagem de carros?
Atualmente, mais de 1.000 funcionários já estão trabalhando nas linhas de produção. Mas durante a cerimônia realizada na última terça-feira (2), a BYD anunciou a abertura de 3.000 mil vagas para profissionais como engenheiros, técnicos, operadores, seguranças, eletricistas, profissionais de logística, TI e setor administrativo.
Mas nós não pudemos ver as máquinas trabalhando ou mesmo kits e peças pelo local. Durante a visita, tudo estava parado, com alguns carros semi-montados nos trilhos e sem nenhum funcionário trabalhando. Tudo o que sabemos é que os dois modelos apresentados na cerimônia (um Dolphin Mini e um Song Pro) saíram das linhas de produção da fábrica, segundo a própria BYD.
O que os carros têm de conteúdo local?
A BYD não detalhou, mas o kit SKD geralmente vem com os carros completos. O que se sabe é que a fabricante chinesa está buscando fornecedores instalados no Brasil e já tem 106 empresas qualificadas a fornecer componentes para a fábrica da Bahia. A primeira empresa homologada, porém, é a Continental Pneus, que também tem fábrica em Camaçari. Logo, portanto, os pneus da empresa poderão substituir os pneus importados da China.