BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Centrais multimídia deixaram os carros menos seguros, conclui estudo

A pesquisa concluiu que um Volvo V70 2005 é o modelo mais fácil de entender e operar a 110 km/h e também o mais seguro

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 21 ago 2022, 09h50 - Publicado em 20 ago 2022, 11h53

Telas sensíveis ao toque são uma realidade nos carros atuais e, exceto para alguns poucos fabricantes, a tendência é que elas fiquem cada vez maiores e concentrem cada vez mais funções. Casos como o do Mercedes AMG EQS, com tela inteiriça de ponta a ponta do painel, serão cada vez mais comuns. 

Porém essa tendência de mercado vai na contramão da segurança. Pelo menos essa é a conclusão de um estudo da revista automotiva sueca Vi Bilägare. 

tela distração
(Glenn Lindberg/Vi Bilägare/Reprodução)

Doze veículos foram avaliados quanto ao tempo que o motorista levou para realizar diferentes tarefas simples. E o levantamento revelou que o único modelo que não tinha telas acabou sendo o mais seguro.

Como foi realizado o teste?

Todos os veículos foram levados para um aeródromo para que os condutores utilizassem os respectivos sistemas de infoentretenimento de cada carro avaliado. O teste foi realizado com o veículo viajando a 110 km/h enquanto o motorista realizava tarefas como ajustar o ar-condicionado, escurecer a iluminação ou mudar a estação de rádio.

Continua após a publicidade
tela distração
(Glenn Lindberg/Vi Bilägare/Reprodução)

Uma das questões medidas durante o teste é o ângulo em que o motorista tem que olhar para baixo para operar os controles. O motorista teve que baixar sua linha de visão 56 graus para ver a extremidade inferior da tela no MG Marvel R Electric, em comparação com 20 graus no Mercedes-Benz GLB. 

Outro aspecto que foi utilizado para avaliar os resultados foi a retroiluminação dos comandos: no caso do Volkswagen ID.3 e do SEAT Leon, os comandos da climatização não acendem, o que os torna invisíveis à noite.

tela distração
(Glenn Lindberg/Vi Bilägare/Reprodução)

Mas o que mais surpreendeu foi a conclusão do estudo: o carro mais fácil de entender e operar em movimento, por uma ampla margem, foi um Volvo V70 2005. Todas as quatro tarefas são concluídas em 10 segundos, durante os quais o carro percorre 306 metros a 110 km/h.

No polo oposto, o sistema de infoentretenimento do MG Marvel R foi o que levou mais tempo para realizar tarefas simples: quase 45 segundos, durante os quais o carro percorreu 1.372 metros; mais de quatro vezes a distância em comparação com o antigo Volvo. O SUV chinês tem quase tudo comandado por toques em uma enorme tela no console.

tela distração
(Glenn Lindberg/Vi Bilägare/Reprodução)

Segue-se o BMW iX , que a revista sueca descreve como “uma das interfaces de usuário mais complexas e complicadas já concebidas”, e o Hyundai IONIQ 5, com 26,7 segundos.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.