Estradas paulistas terão 649 novos radares que pegam até os espertinhos
Novos radares estarão em 150 rodovias, cobrindo um trecho de 13.000 km e flagram até quem passa pelo acostamento

Nos próximos 90 dias, 649 radares serão instalados nas rodovias paulistas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), assinou, nesta sexta-feira (14), a ordem de serviço para a instalação dos novos radares fixos.
São 13.000 km de rodovias não concedidas administradas pelo DER, contabilizando 150 estradas estaduais. E os novos radares entrarão em operação dentro de 90 dias.
Segundo o órgão estadual, os dispositivos serão instalados em trechos com maiores índices de acidentes. Fatores como alta velocidade dos veículos naquele trecho, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos e proximidade de passagem de animais foram determinantes para definição da localização dos radares.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
Os radares além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e ainda flagrar veículos de espertinhos que trafegam pelo acostamento. Tudo será transmitido, em tempo real, para uma central do Departamento. Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador.
O radar Fixo-Redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.
O DER declarou ainda que descartou a contratação de radares doppler, também conhecidos como “antimigué”. Ele utiliza a a medição por meio de ondas eletromagnéticas para identificar motoristas acima do limite antes mesmo de eles passarem pelo equipamento.
Esse tipo de fiscalização impede que o motorista reduza a velocidade apenas para passar pelo radar. Foram 14 lotes envolvidos na licitação realizada em agosto de 2024. As empresas ganhadoras serão responsáveis por obras estruturais e pela sinalização do controle eletrônico de velocidade – obrigatório por lei. O valor total é de R$ 83,7 milhões.
Onde os novos radares estarão?
O foco é em rodovias não concedidas, mas estradas passadas recentemente à iniciativa privada também serão contempladas neste primeiro momento.
É o caso da Raposo Tavares (SP 270) na Grande São Paulo, que passou recentemente por leilão de concessão, mas terá 16 radares do total de 649 previstos no edital oficial, sendo sete na capital paulista, oito em Cotia e um em Osasco.
Mas é a SP-055, batizada de Dr. Manoel Hyppólito Rego e Padre Manoel da Nóbrega, litoral paulista, aquela que terá mais radares instalados: serão 39 no total. A concessão da mesma começou no último dia 1º de novembro e são administradas pela CBI (Companhia Brasileira de Infraestrutura) e CLD Construtora. Elas também administram a SP-088 (Mogi-Dutra) e a SP-098 (Mogi-Bertioga), que por sua vez, também receberão os novos radares.
Também no litoral a rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) receberá 10 aparelhos. A rodovia é conhecida por trechos sinuosos e liga Taubaté a Ubatuba. A decisão cumpre uma determinação da Justiça com o objetivo de reduzir atropelamentos de animais na região. Entre os km 66 e 86, os aparelhos multarão quem exceder velocidades superiores a 60 km/h.