BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Este VW Fusca todo modernizado não é elétrico e custa R$ 3 milhões

Empresa alemã estreante promete transformar o Fusca em um carro moderno, com direito a câmbio automático e quadro de instrumentos digital

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 6 nov 2022, 16h28 - Publicado em 17 jun 2022, 11h17

A empresa alemã Milivié é novata, mas seu primeiro produto é um tanto audacioso. Trata-se de um Volkswagen Fusca restomod que terá apenas 22 unidades produzidas em alusão aos 22 milhões de exemplares produzidos no mundo inteiro.

Além do fato de ser todo modernizado, chama atenção o preço de cada carro: 600.000 dólares, o equivalente a R$ 3 milhões.

A base do projeto é o 1303, uma versão mais moderna do Volkswagen que não tivemos no Brasil. A equipe de Jonathan Engler, engenheiro e fundador da Milivié terá de dedicar centenas de horas em cada carro não apenas restaurando eles, mas modernizando o projeto. No final, só a estrutura da carroceria e o assoalho serão mantidos originais, garante a empresa.

Fusca Milivie
(Milivie/Divulgação)

Isso porque os para-lamas receberão faróis e lanternas de leds embutidos na lataria, além de faróis de neblina na região do berço do estepe. Não há para-choques ou setas destacadas, os retrovisores são aerodinâmicos e as maçanetas serão embutidas nas portas.

O aerofólio do tipo “ducktail” é apenas um dos muitos elementos inspirados nos Porsche. As saídas de escape (por sinal, de titânio) foram colocadas mais próximas.

Fusca Milivie
(Milivie/Divulgação)

Há intervenções ainda maiores, como o capô dianteiro redesenhado e o para-brisas curvado (que não tivemos no Brasil) e com sua base deslocada para a frente. As rodas serão sempre de 19 polegadas, com cinco opções de design, e escondem discos de 13,5 polegadas.

Compartilhe essa matéria via:

Os Fuscas 1303 tinham suspensão dianteira do tipo McPherson (melhor que os braços arrastados usados no modelo brasileiro), mas com a modernização de todo o chassi as suspensões passam a ser independentes do tipo duplo-A, com amortecedores de tubo duplo e molas exclusivas.

Continua após a publicidade
Fusca Milivie
(Milivie/Divulgação)

O motor também receberá um “talento”. Será um boxer refrigerado a ar com deslocamento aumentado para 2,28 litros com carburação dupla da Weber e sistema de escape free-flow de inox.

A empresa não divulga números de potência, mas já adiantou que seu Fusca modernizado terá câmbio automático ZF de quatro marchas, mesmo câmbio do Porsche Carrera 2. Câmbio manual, porém, será oferecido como opção aos compradores.

O interior é que ficou quase irreconhecível com o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, com software desenvolvido pela própria empresa, integrado a uma central multimídia de mesmo tamanho. Na prática, parecem telas saídas de algum Mercedes-Benz moderno.

Fusca Milivie
(Milivie/Divulgação)

O painel foi todo redesenhado e ganhou porta-objetos na parte central e superior, detalhes de madeira e um console entre os assentos dianteiros. Os paineis de porta foram inspirados nos do Porsche 911. Ainda tem portas USB, sistema de som com nove alto-falantes e amplificador.

Os quatro assentos são individuais e feitos de fibra de carbono. O fusca ainda tem câmeras frontal e traseira, sensores de estacionamento, sensores de luminosidade e chuva, direção elétrica e ar-condicionado. Para otimizar o porta-malas, cada carro será entregue com uma mala feita sob medida por Bill Amberg, combinando com as cores do estofamento.

Continua após a publicidade

A primeira unidade será entregue em um ano e todas os 22 exemplares estarão prontos em maio de 2025. A dúvida que fica é: vale R$ 3 milhões?

 

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.