Este Ford Fiesta de 820 cv é um dos carros mais rápidos do Reino Unido
Ford Fiesta de segunda geração modificado é o "terror" das corridas de arrancadas do Reino Unido e chega a até 257 km/h
Um Ford Fiesta com mais de 800 cv de potência e que chega a 257 km/h parece algo fora da realidade. Mas, acredite, ele existe e vem tocando o terror nas corridas de arrancada do Reino Unido.
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Pelo menos é assim que Phil, de Newbury, na Inglaterra, gosta de falar do seu Fiesta de arrancadas. “Eu tenho um dos carros mais rápidos do Reino Unido, geralmente as pessoas ficam preocupadas quando eu chego nas corridas”, conta o proprietário ao canal do YouTube Barcroft Cars.
Phil comprou o seu Ford Fiesta de segunda geração há 14 anos, por meras 340 libras (cerca de R$ 2.000) mas só decidiu transformá-lo em um carro de arrancada há cinco. “Quando tive a ideia de transformar o Fiesta em um carro de arrancada as pessoas me chamaram de idiota, porque não havia peças para ele”, explica.
Tolo ou não, Phil conseguiu fazer um ótimo trabalho com o modelo. Exceto pela carroceria e o volante, tudo no Fiesta foi mudado. O motor original – provavelmente o 1.6 diesel que era novidade na época em o modelo foi lançado – foi substituído por um 2.0 de quatro cilindros com uma potência avassaladora de 820 cv. As modificações não foram detalhadas.
Suspensão e caixa de câmbio também foram substituídas para que o Fiesta “endiabrado” se distanciasse cada vez mais de um carro de passeio na dinâmica. Por dentro, Phil retirou praticamente tudo, deixando apenas o essencial para reduzir o peso do hatch. Nem mesmo as molduras das portas e os vidros das janelas, que foram substituídos por Lexan, foram mantidos.
Dois anos e 40.000 libras (R$ 245.200 na cotação atual) depois do pontapé inicial, o Fiesta de Phil começou a atingir seus melhores resultados. Atualmente, o proprietário afirma que o seu carro consegue percorrer o quarto de milha (cerca de 402 metros) em apenas 9,1 segundos.
Sobre dirigir o carro, Phil descreve como “bem assustador”. Segundo ele, as portas, bem mais flexíveis que o normal pela redução de peso, quase abrem por causa da força do vento e todo o carro fica instável.
Mas o pior é quando a turbina maior entra em cena e o motorista vira um passageiro, como descreve o proprietário. “Você só tem que manter o pé pressionado e torcer para o melhor.”
A intenção de Phil é tornar o seu Fiesta o Ford de tração dianteira mais rápido do mundo. O recorde atual é de 8,87 segundos, segundo ele, que diz está bem próximo de bater a meta: “Meu ‘carrinho’ está fazendo (o quarto de milha) em 9,1 segundos. Acredito que com mais algumas modificações eu possa quebrar esse recorde.”