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Este carro com motor de moto custa menos de R$ 20.000 e faz 35 km/l

Bajaj Qute é um dos carros mais baratos do mundo e prometia revolucionar as cidades indianas, mas faz mais sucesso em outros países

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 dez 2024, 17h05 - Publicado em 28 dez 2024, 17h00
Bajaj Qute
 (Bajaj/Divulgação)
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A fabricante indiana Bajaj vende apenas motos no Brasil, onde fez sua estreia no final de 2022. Na Índia, porém, também vende um carro. Ou quase isso. O Bajaj Qute usa motor de moto e, na prática, é considerado um quadriciclo – o primeiro fabricado na Índia capaz de cumprir as exigências de segurança para quadriciclos na Europa.

Com tantos microcarros elétricos à venda na China, só não dá para cravar que o Bajaj Qute é o carro mais barato do mundo.

O Qute foi apresentado em 2013 mas sua produção só começou em 2017 para exportação e só em 2019 começou a ser vendido na Índia. Seu lançamento dependia do governo indiano liberar seu registro como um quadriciclo.

Bajaj Qute
(Bajaj/Divulgação)

O objetivo do Qute seria ajudar a Índia a se livrar dos clássicos ‘rickshaws’, microtaxis que podem ser triciclos motorizados ou mesmo terem tração humana, comuns nas populosas cidades do país asiático. Seu desenvolvimento foi apoiado pela Renault e pela Nissan.

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A própria Bajaj fabrica rickshaws até hoje, mas a proposta do Qute é oferecer alguma proteção aos passageiros, pois há portas no veículo. Também há um pequeno porta-malas dianteiro que pode suportar até 20 kg e um interno com 191 litros de capacidade.

Bajaj Qute
(Bajaj/Divulgação)

Na Índia, o Bajaj Qute custa o equivalente a 2.900 dólares, ou cerca de R$ 19.000. É pouco mais caro que um rickshaws da marca, pois custam a partir de 2.800 dólares (R$ 17.300).

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O Bajaj Qute pesa cerca de 400 quilos e mede 2.75 metros de comprimento, 1.31 de largura e 1.65 de altura. O baixo peso tem a ver, também com a sua estrutura: um chassi tubular revestido por uma carenagem plástica.

Bajaj Qute
Há ventiladores no teto no quadriciclo da Bajaj (Bajaj/Divulgação)
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Por isso, seu motor também é muito pequeno: um monocilíndrico de 217 cm³ a gasolina com 20 cv e câmbio automatizado de 5 velocidades, tudo instalado na traseira do carro. A velocidade máxima é de 70 km/h, mas o consumo declarado é de 35 km/l.

O mesmo motor também é oferecido em versões a GLP (gás liquefeito de petróleo) e GNC (gás natural comprimido), mas a potência acaba reduzida a 14 cv.

Bajaj Qute
(Bajaj/Divulgação)
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Mas não dá para dizer que o Bajaj Qute faz sucesso na Índia. Ao longo dos últimos 5 anos, apenas cerca de 3.600 unidades foram emplacadas na Índia. Ao mesmo tempo, as exportações superaram as 31.500 unidades, sendo a Turquia, Gana, Egito, Guatemala e México os seus principais destinos.

Bajaj Qute
(Bajaj/Divulgação)
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