Estado do Rio de Janeiro terá um autódromo depois de 10 anos
Itatiaia Motor Park terá pista homologada pela FIA e poderá receber torneios nacionais e internacionais de diversas modadlidades
Depois de quase 10 anos desde a demolição do autódromo de Jacarepaguá, o estado do Rio de Janeiro voltará a ter um local para sediar eventos e provas automobilísticas. Porém, um pouco mais longe da capital.
O Itatiaia Motor Park, como o nome sugere, será construído na cidade do interior do fluminense, às margens da rodovia Presidente Dutra. O espaço terá uma pista de 4.200 metros nos padrões CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) com estrutura para sediar diversas competições, como Stock Car, Porsche Cup e Formula 4, e terá homologação de nível 3 da FIA.
Além da pista principal, o Autódromo de Itatiaia também terá pista off-road, que também estará apta para sediar provas profissionais de modalidades fora-de-estrada. A terceira atração será um kartódromo, com uma pista de 1.100 metros e diversas possibilidades de traçados.
Estima-se que o investimento total do projeto será de R$ 80 milhões, dos quais R$ 70 milhões serão destinados para obras de infraestrutura e montagem dos circuitos para as corridas das diversas modalidades previstas. Os trabalhos começarão ainda neste mês e o prazo para o fim da primeira fase do projeto é de 18 meses.
O projeto está sendo desenvolvido por um grupo de empresas privadas, com o investimento capitaneado pelo Grupo Hoteleiro Agulhas Negras.
Porém a estreia do Itatiaia Motor Park acontecerá bem mais cedo do que você imagina. O complexo irá receber dois eventos culturais, não revelados, ainda em 2022: um na Primavera e outro no Natal.
A pista off-road será a primeira a receber eventos esportivos. Estão previstas ainda para 2022 torneios de motocross, velocross e UTVs (Utility Task Vehicle), que inaugurarão o complexo.
O projeto do Itatiaia Motor Park também terá algumas medidas sustentáveis, como captação da água da chuva e sua própria usina fotovoltaica. A ideia é captar a luz solar para gerar energia elétrica que estará disponível para carregamento de veículos elétricos, não só que participam de eventos no parque, como de viajantes que passam pela Via Dutra.