Estacionar em vaga de idoso ou deficiente vira infração grave
Multa será de 127,69, com cinco pontos na CNH e remoção do veículo, inclusive em estacionamentos de shoppings e supermercados
Nesta quarta-feira (9), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou a proposta que torna o uso impróprio de vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência uma infração grave, com multa de R$ 127,69, cinco pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo. Antes, a infração era considerada leve e gerava multa de R$ 53,20, com três pontos na CNH.
O projeto modifica o Código de Trânsito Brasileiro e considera como vias públicas – isto é, onde os órgãos competentes podem aplicar multas aos infratores – os estacionamentos externos ou internos dos estabelecimentos e construções de uso coletivo, sejam estes privados ou públicos.
– Rodovias de SP estão sem radares fixos inteligentes há sete meses
– Mulher bate e foge, mas é presa por causa do assistente de emergência de seu carro
– Você sabia que todo posto de combustível é obrigado a ter frentistas no Brasil?
Para a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), essa mudança se faz muito necessária, já que a polícia e as instituições que autuam não podem entrar em lugares como supermercados e shopping centers, por exemplo, para punir os motoristas que estacionam de forma indevida nas vagas reservadas. “É uma falta de educação muito grande que acontece no Brasil”, comentou.
A proposta foi aprovada em todas as comissões da Câmara dos Deputados e deve seguir para análise do Senado caso não haja recurso para apreciação pelo Plenário.