Esta Toyota Hilux a hidrogênio roda mais de 600 km emitindo apenas vapor
Protótipo de Toyota Hilux a hidrogênio adapta tecnologia do Mirai para gerar energia limpa e promete confiabilidade do motor a diesel
![toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (8)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A Toyota tem focado suas energias e pesquisas para o desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio, mais especificamente a partir da célula a combustível de hidrogênio. E, ao que parece, a empresa japonesa vem conquistando alguns progressos no desenvolvimento da tecnologia.
Quase um ano após o lançamento do primeiro carro movido a hidrogênio do mundo – o Toyota Mirai – a montadora apresenta um protótipo de uma Hilux elétrica com célula de combustível de hidrogênio, que só elimina vapor de água pelo escape.
![toyota-hilux-h2-fcev-202397190-1693927780_1 toyota-hilux-h2-fcev-202397190-1693927780_1](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/toyota-hilux-h2-fcev-202397190-1693927780_1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A picape mais famosa do mundo, que ganhou conceito BEV há pouco tempo, foi a escolhida pela Toyota para servir como carro-teste para a criação e desenvolvimento da tecnologia FCEV. A montadora japonesa segue com o objetivo de diminuir as emissões de gases e a pegada de carbono dos seus carros.
![toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (1) toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (1)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Toyota iniciou esse projeto no início de 2022 como um estudo de viabilidade. O projeto e o desenvolvimento começaram em 1º de julho de 2022. A apresentação do protótipo aconteceu no mesmo local onde todo o projeto foi desenvolvido, na fábrica da Toyota em Derby, Inglaterra. A Toyota ainda teve aporte financeiro do governo do Reino Unido para ajuda com as custas do projeto.
O principal objetivo é demonstrar como fiabilidade e durabilidade da Hilux podem ser mantidos no domínio da mobilidade sustentável com uma nova motorização elétrica alimentada por uma célula de combustível e, logicamente, sem emissões.
O carro segue o visual que já estamos habituados a ver, com design bruto e imponente e é montado sobre o mesmo chassi. O verdadeiro destaque do mais novo projeto da Toyota está na grande capacidade do carro.
Equipado com três tanques de combustível que armazenam o hidrogênio que alimentam a célula a hidrogênio, o protótipo da Toyota Hilux tem autonomia estimada em mais de 600 km. Bem superior ao Mirai, que pode rodar 470 km entre os abastecimentos.
![toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (5) toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (5)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A bateria, que acumula a energia que não é utilizada pelo motor elétrico, fica localizada sob a caçamba, não ocupando espaço na cabine e mantendo o carro com a mesma capacidade do modelo a combustão.
A Toyota já confirmou que ao menos 10 protótipos iguais a este serão produzidos até o final do ano. A frota de protótipos ainda será submetida a diversos testes rigorosos para garantir segurança, desempenho dinâmico, funcionalidade e durabilidade. O futuro deste projeto dependerá dos testes.