BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Esta Toyota Hilux a hidrogênio roda mais de 600 km emitindo apenas vapor

Protótipo de Toyota Hilux a hidrogênio adapta tecnologia do Mirai para gerar energia limpa e promete confiabilidade do motor a diesel

Por Lucas Parente
6 set 2023, 21h00

A Toyota tem focado suas energias e pesquisas para o desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio, mais especificamente a partir da célula a combustível de hidrogênio. E, ao que parece, a empresa japonesa vem conquistando alguns progressos no desenvolvimento da tecnologia.

Quase um ano após o lançamento do primeiro carro movido a hidrogênio do mundo – o Toyota Mirai – a montadora apresenta um protótipo de uma Hilux elétrica com célula de combustível de hidrogênio, que só elimina vapor de água pelo escape.

toyota-hilux-h2-fcev-202397190-1693927780_1
(Divulgação/Toyota)

A picape mais famosa do mundo, que ganhou conceito BEV há pouco tempo, foi a escolhida pela Toyota para servir como carro-teste para a criação e desenvolvimento da tecnologia FCEV. A montadora japonesa segue com o objetivo de diminuir as emissões de gases e a pegada de carbono dos seus carros.

toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (1)
(Divulgação/Toyota)

A Toyota iniciou esse projeto no início de 2022 como um estudo de viabilidade. O projeto e o desenvolvimento começaram em 1º de julho de 2022. A apresentação do protótipo aconteceu no mesmo local onde todo o projeto foi desenvolvido, na fábrica da Toyota em Derby, Inglaterra. A Toyota ainda teve aporte financeiro do governo do Reino Unido para ajuda com as custas do projeto.

O principal objetivo é demonstrar como fiabilidade e durabilidade da Hilux podem ser mantidos no domínio da mobilidade sustentável com uma nova motorização elétrica alimentada por uma célula de combustível e, logicamente, sem emissões.

toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (3)

O carro segue o visual que já estamos habituados a ver, com design bruto e imponente e é montado sobre o mesmo chassi. O verdadeiro destaque do mais novo projeto da Toyota está na grande capacidade do carro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Equipado com três tanques de combustível que armazenam o hidrogênio  que alimentam a célula a hidrogênio, o protótipo da Toyota Hilux tem autonomia estimada em mais de 600 km. Bem superior ao Mirai, que pode rodar 470 km entre os abastecimentos.

toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (5)
(Divulgação/Toyota)

A bateria, que acumula a energia que não é utilizada pelo motor elétrico, fica localizada sob a caçamba, não ocupando espaço na cabine e mantendo o carro com a mesma capacidade do modelo a combustão.

A Toyota já confirmou que ao menos 10 protótipos iguais a este serão produzidos até o final do ano.  A frota de protótipos ainda será submetida a diversos testes rigorosos para garantir segurança, desempenho dinâmico, funcionalidade e durabilidade. O futuro deste projeto dependerá dos testes.

Continua após a publicidade

toyota-hydrogen-fueled-hilux-prototype-pick-up (7)

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.