Esse patinete elétrico dobrável fica tão pequeno que cabe em uma mochila
Empresa japonesa criou um modelo de patinete elétrico com até 14 km de autonomia e apenas 4,5 kg
Uma companhia japonesa redefiniu o conceito de micromobilidade ao criar o Arma, um patinete elétrico que pode ser levado em uma bagagem de mão, maleta ou mochila. É o menor modelo do tipo criado até hoje.
O segredo está na forma que ele pode ser dobrado. Quando recolhido, o patinete tem 21 centímetros de largura, 29,7 cm de comprimento e apenas 9,6 cm de altura. Para tal, o Arma faz uso de múltiplas articulações, não apenas uma para o guidão e para a base, como é na maioria dos patinetes dobráveis. De acordo com a fabricante, o processo de escamoteamento leva 30 segundos, dispensando ferramentas.
Somado ao tamanho super compacto, o Arma tem apenas 4,5 kg. Nem por isso falta capacidade de carga, uma vez que ele leva uma pessoa de até 100 kg. Está quase no nível de uma formiga, um inseto capaz de levar cargas muito mais pesadas do que o seu próprio peso.
A bateria é removível e substituível, podendo ser carregada em cerca de duas horas. Essa solução permite levar mais de uma unidade consigo, o que garante uma autonomia muito maior. Curiosamente, o patinete usa uma porta tipo USB-C para fazer o processo, ou seja, pode ser recarregado em quase qualquer lugar. Uma carga basta para rodar até 14 km. Já o motor tem 250W e leva o Arma a até 24 km/h.
É uma solução perfeita para aqueles que usam transporte público e precisam de um veículo para levá-los de porta a porta. Teoricamente, também poderia ser levado na bagagem de um avião.
Quem achou o design metálico muito simples pode ficar tranquilo. O Arma ainda está em fase de protótipo, seu visual final será revelado em breve.
Para criá-lo, a empresa fez uma “vaquinha” no Kickstarter e arrecadou 76 mil dólares, o equivalente a R$ 361 mil, e a fabricação está em andamento. O lançamento comercial será em meados de 2024, no entanto, serão produzidas apenas 300 unidades.