Esse ônibus elétrico é um trólebus que não precisa de fiação aérea
BRT da Eletra será colocado em serviço ainda em 2024 e dribla a falta de fiação ao longo de toda a rota dos ônibus
Cada vez mais raros, os trólebus são aqueles ônibus elétricos que usam fiação aérea para recarregarem. Talvez seja essa necessidade o motivo deles terem entrado quase em desuso. O porém está sendo resolvido pela Eletra, fabricante brasileiro de São Bernardo do Campo, SP. A empresa desenvolveu o e-Trol, um modelo que não precisa de fiação a todo momento.
Criado para ser utilizado nos sistemas BRT, o ônibus tem um sistema elétrico híbrido que utiliza baterias de fosfato de ferro-lítio, o que lhe dá um alcance entre 180 km e 300 km. Segundo a Eletra, é o suficiente para cobrir as rotas diárias urbanas. O primeiro município que será atendido pelo modelo será São Bernardo do Campo, justamente onde está a sede da Eletra.
A despeito de poder ser recarregado em pontos convencionais, a maior parte da energia virá da fiação aérea. No e-Trol, o sistema não precisa mais cobrir todo o percurso com fios, basta uma parte, uma vantagem capaz de gerar uma boa economia de infraestrutura e voltar a viabilizar os trólebus. As alavancas que coletam a energia (pantógrafos) são pneumáticas e automáticas.
Como se trata de um BRT, o e-Trol tem 21,5 metros de comprimento e capacidade para 146 passageiros, sendo 60 sentados e 85 em pé, além de oferecer espaço para uma pessoa em cadeira de rodas ou com cão-guia. Passando para a parte de fora, a carroceria eMillenium é da fabricante Caio.