Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Enquanto o VW T-Cross Highline tem fila de espera, versões 1.0 encalham

Versão topo de linha é a mais vendida do modelo, que só tem descontos nas versões mais baratas – e apenas em algumas regiões

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 jun 2019, 17h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • volkswagen_-t-cross_250_tsi_highline_575
    O T-Cross mais caro também é o que faz mais sucesso nas lojas (Divulgação/Volkswagen)

    Toda a expectativa gerada em torno do Volkswagen T-Cross parece ainda não ter se transformado em vendas. Entre fevereiro e maio, foram vendidas 5.050 unidades do SUV compacto no Brasil.

    Um número ainda distante do Jeep Renegade, líder do segmento e que teve 5.574  unidades vendidas apenas em maio. 

    O T-Cross parece ainda estar conquistando seu espaço. Nas vendas parciais de junho, o Volkswagen já aparece em 18°, com 2.732 unidades, posição melhor que em maio, quando fechou o mês em 23° com 3.003 exemplares a mais nas ruas.

    De toda forma, segue atrás de Renegade, Creta, Kicks e HR-V.

    Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI
    T-Cross Comfortline é o segundo mais vendido, mas sobra nas lojas (Divulgação/Volkswagen)

    QUATRO RODAS investigou o que está acontecendo com o SUV compacto da Volkswagen.

    Continua após a publicidade

    Procuramos as concessionárias. A despeito do relativo sucesso que o T-Cross teve quando chegou às lojas, vendedores já reclamam de procura pelo modelo abaixo do que era esperado.

    Isso só não vale para a versão Highline, que tem preço inicial de R$ 109.990 e é a única equipada com o motor 1.4 TSI de 150 cv. Levantamento da consultoria Jato Dynamics mostra que esta versão, sozinha, é responsável por 55% das vendas do modelo.

    Na sequência vem a versão Comfortline, com 36% de participação. A versão 200 TSI, disponível com câmbio manual e automático, não representa nem 10% das vendas.

    Volkswagen T-Cross Versão Motor Fevereiro Março Abril Maio Total Participação
    200 TSI MT 1.0 TSI 5 3 127 135 3%
    200 TSI AT 1.0 TSI 5 84 218 307 6%
    COMFORTLINE 1.0 TSI 37 606 1182 1825 36%
    HIGHLINE 1.4 TSI 38 103 1166 1476 2783 55%
    Vendas totais em 2019 5050

    Os estoques das concessionárias refletem isso.

    Continua após a publicidade

    Configurações do T-Cross topo de linha – em especial as com o pacote Tech & Beats, com faróis full-led, park assist e sistema de som Beats, que custa R$ 6.050 extras –, têm a algumas semanas de espera em praças do interior de São Paulo e no Rio de Janeiro.

    Comparativo SUVs compactos
    Versões 200 TSI não representam mais que 9 das vendas do SUV (Divulgação/Volkswagen)

    Enquanto isso, as versões abaixo, 200 TSI e Comfortline, costumam estar disponíveis a pronta entrega em diversas cores e com diferentes pacotes de opcionais. Algumas lojas, inclusive, praticam descontos para algumas configurações.

    Na Grande São Paulo, porém, há toda a sorte de T-Cross disponível a pronta entrega, mas não há qualquer desconto.

    O que os vendedores dizem não existir é T-Cross Highline sem o Pacote Innovation, que inclui o quadro de instrumentos digital, a central Discover media e modos de condução, que custa R$ 4.000.

    Continua após a publicidade
    T-CROSS
    Só a versão Highline tem interior estilizado, banco de vinil e quadro de instrumentos digital (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Os equipamentos de tecnologia exclusivos do T-Cross Highline são, também, o principal chamariz da versão. Julio Cesar Castro, do Rio de Janeiro (RJ), já chegou na concessionária certo de que trocaria seu Honda HR-V por um T-Cross 1.4.

    “Faróis em led, quadro de instrumentos digital, a central Discover media, o Park Assist e o som Beats foram os equipamentos que me chamaram a atenção. O motor também foi importante, mas os equipamentos foram o ponto decisivo”, conta.

    Volkswagen T-Cross
    Faróis full-led são opcionais das versões Comfortline e Highline (Divulgação/Volkswagen)

    Já Gustavo de Carvalho Araújo, de Goiânia (GO), disse também ter olhado o Chevrolet Tracker (1.4 turbo de 153 cv) e o Hyundai New Tucson (1.6 turbo de 177 cv) para trocar seu antigo Nissan Kicks SL.

    Continua após a publicidade

    “Sinceramente, troquei mas pelo pelo carro e pelo motor. Optei pelo VW pela qualidade do carro e pelo pós-venda”, comenta. Mas Gustavo diz ter se impressionado com a versão 1.0 turbo, preterida por boa parte dos compradores.

    “Usei o 1.0 por uma semana e o achei fantástico. Me amarraria ter ele, porém, na versão manual. Os itens da 1.0 Comfortline são praticamente os mesmos da Highline, mas sem o quadro de instrumentos digital.”

    A diferença de desempenho entre os dois não é tão grande quanto pode ser presumido.

    O zero a 100 km/h, por exemplo, é cumprido em 11,3 s pelo 1.0 e 9,7 s pelo 1.4. O consumo é quase igual, mas o 1.4, por ter start-stop, é um pouco melhor na cidade. Confira as fichas de teste:

    Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI
    Aceleração Aceleração
    0 a 100 km/h: 9,7 s 0 a 100 km/h: 11,3 s
    0 a 1.000 m: 30,8 s – 171,3 km/h 0 a 1.000 m: 32,7 s – 160,2 km/h
    Retomada Retomada
    40 a 80 km/h (em D): 4,1 s 40 a 80 km/h (em D): 5 s
    60 a 100 km/h (em D): 5,2 s 60 a 100 km/h (em D): 6,3 s
    80 a 120 km/h (em D): 6,7 s 80 a 120 km/h (em D): 7,6 s
    Frenagem Frenagem
    60/80/120 km/h – 0 m: 13,7/24,6/54,3 m 60/80/120 km/h – 0 m: 14,3/24,9/56,4 m
    Consumo Consumo
    Urbano: 12,3 km/l Urbano: 11,8 km/l
    Rodoviário: 15 km/l Rodoviário: 14,7 km/l
    Ruído interno Ruído interno
    Neutro/RPM máxima: 39,6/69,7 dBA Neutro/RPM máxima: 37,5/68,3 dBA
    80/120 km/h: 61,3/66,7 dBA 80/120 km/h: 60,5/66,4 dBA
    Continua após a publicidade

    A diferença de preços, porém, não é tão pequena. Um T-Cross Comfortline parte de R$ 99.990 e chega a R$ 111.940 com bancos de couro, central Discover media, partida por botão, faróis full-led, park-assist e sistema de som Beats.

    Já o T-Cross Highline de R$ 109.990 pode chegar aos R$ 120.040 com central Discover media, faróis full-led, park-assist, sistema de som Beats, além do quadro de instrumentos digital. Teto solar panorâmico somaria R$ 4.800 nas duas versões.

    O resultado da demanda mais forte pela versão Highline é que, enquanto esta é negociada seguindo praticamente à risca a tabela oficial, as 1.0 já são oferecidas com descontos.

    No exemplo abaixo, um T-Cross 200 TSI automático, que custa R$ 94.490, é vendido completo (com o pacote Pacote Interactive II, com câmera de ré e sensores de estacionamento, seu único opcional) por R$ 89.990 – desconto de R$ 7.490. 

    T-Cross
    (Reprodução/Facebook)

    Será que o brasileiro ainda não está preparado para a ideia de ter um SUV 1.0 na garagem, ainda que com turbo e injeção direta?

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.