Enquanto grandes marcas disputam uma acirrada corrida para saber quem tem o melhor sistema de direção autônoma, uma empresa americana corre por fora e faz entregas de maneira usando caminhões que dirigem sozinhos.
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A Kodiak Robotic, com sede na Califórnia, foi fundada em 2018 e atua fazendo entregas no Texas desde 2019, entre as cidades de Dallas, Houston e San Antonio. Em 2021, a empresa inaugurou uma nova rota, indo da capital texana até Oklahoma City, no estado vizinho de Oklahoma.
As três rotas levam entre três horas e meia a quatro horas e meia para serem concluídas, aproximadamente. Um tempo, relativamente, curto e que pode ser feito por um profissional em um simples dia de trabalho. Mas agora a empresa quer ir além.
Em parceria com a U.S Xpress, uma das principais transportadoras dos Estados Unidos, a Kodiak vai estrear a rota entre Dallas e Atlanta, na Geórgia. São cerca de 1.207 km entre as cidades, que podem ser percorridos em torno de onze horas e meia.
Segundo a empresa, essa será a rota mais longa feita por um caminhão autônomo no país e é perfeita para seu sistema autônomo, já que ela é muito longa para um motorista fazê-la sozinho e muito curta para enviar uma equipe.
É nessa lacuna que os caminhões autônomos brilham. A Kodiak afirma que seus veículos podem trafegar por mais de 20 horas diárias, contra apenas 11 de um motorista profissional. Além disso, o processo economizaria dinheiro e permitiria que a empresa focasse seus caminhoneiros em rotas mais curtas e estratégicas.
A fase de testes aconteceu no fim de março e foi classificada como “bem sucedida” pela empresa. Um caminhão fez quatro viagens de ida e volta entre Dallas e Atlanta. Foram mais de 10.200 km percorridos, viajando 24 horas por dia, totalizando 131 horas de trabalho ininterrupto, com quatro motoristas se revezando para monitorar o sistema. Tudo isso enquanto entregava trailers carregados da U.S Express pelo caminho.
Como funciona
O piloto autônomo da Kodiak é classificado como nível quatro, mais avançado que o Drive Pilot de nível três da Mercedes-Benz. Isso significa que, o caminhão pode percorrer todo um caminho definido, independente de eventuais imprevistos, sem qualquer auxilio do condutor. E, se ao final do trajeto o motorista não responder, o sistema é capaz de parar o veículo em segurança.
Os caminhões são equipados com um conjunto de radares, câmeras e lidares, que atuam monitorando longas e curtas distâncias. O sistema é capaz de monitorar e interpretar os momentos certos de acelerar e frear, além de fazer mudanças de faixa e dirigir em trechos de obras ou congestionamento com segurança.
Outra inovação é o sistema de mapas leves utilizado pelo piloto automático. Diferentes dos mapas em HD, estes ocupam menos espaço na memória e têm apenas as informações essenciais para traçar a rota do caminhão autônomo. De acordo com a empresa, isso permite que sejam enviadas atualizações over the air contendo informações sobre o tráfego com mais velocidade e facilidade para toda a frota.
A Kodiak também garante que seu sistema é fácil para ser instalado em qualquer plataforma e garante a segurança até em dias em que o tempo não está favorável.