Empresa diz que consegue ampliar o alcance até de baterias velhas
BrillCore investe no gerenciamento eletrônico para extrair mais energia e promete aumentar para mais de 1.000 km o alcance das baterias
A evolução das baterias têm trazido várias possibilidades. Mas será que há uma forma de aperfeiçoá-las sem trocar a tecnologia? É o que promete a BillCore, empresa inglesa que investiu em um novo sistema de gerenciamento das baterias. De acordo com a companhia, a invenção é capaz de ampliar o alcance das baterias, entre outros pontos.
Toda bateria tem um sistema de gerenciamento eletrônico. Segundo a BrillPower, seu novo gerenciamento poderia ampliar a autonomia ao ponto de passar de mil quilômetros de alcance.
Até baterias antigas podem ter um aumento de performance de até 46%, lembrando que o conjunto perde eficiência após vários ciclos de recarga repetidos, um processo que tende a ser repetido ao ponto de diminuir a capacidade de armazenamento de energia.
A energia tem que ser convertida para uma voltagem mais baixa para alimentar aparelhos, faróis e outros elementos presentes em um carro elétrico. A BillCore criou um novo conversor DC/DC mais ágil, facilitando a integração entre os sistemas.
Somado a isso, a empresa também oferece um novo sistema operacional universal que pode ser atualizado na nuvem. A BrillCore aposta em uma tecnologia que pode ser integrada em baterias que funcionam com várias químicas, não sendo restrita aos conjuntos de íon-lítio. A análise de dados prevê a performance ao longo do uso, permitindo saber qual será o futuro da bateria.
Embora a BrillCore não fale se fechou algum contrato com fabricantes, a fornecedora afirma que a sua invenção é flexível, podendo ser usada em qualquer marca.
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro