Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Em reunião com o Governo, BYD mantém planos de fábrica de carros no Brasil

Ideia da fabricante chinesa é construir uma fábrica nova caso a compra das instalações da Ford não saia do papel

Por Fernando Pedroso
Atualizado em 15 abr 2023, 11h42 - Publicado em 15 abr 2023, 11h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana, a BYD disse que vai manter os planos de ter uma fábrica na Bahia mesmo se não conseguir ficar com as instalações da Ford em Camaçari.

    O plano inicial, segundo fontes ligadas á comitiva brasileira que viajou à China, é de fazer uma tentativa de acordo com a empresa que fabricava Ka e EcoSport na unidade até janeiro de 2021. Caso não cheguem a um acordo, a empresa construiria uma nova fábrica em um terreno do governo do estado. As informações foram passadas à agência Reuters.

    De acordo com essas mesmas fontes, os chineses não veem empecilhos em fazer uma nova fábrica, já que adaptar a antiga linha da Ford para construir seus elétricos e híbridos demandaria tempo e dinheiro, enquanto uma nova instalação poderia ser feita em nove meses, como já aconteceu na China.

    A BYD e o governo da Bahia já assinaram um memorando de entendimento para um investimento de R$ 3 bilhões, em outubro de 2022, com expectativa de que o acordo fosse concluído até dezembro. Procuradas pela agência, as fabricantes não se pronunciaram.

    Antiga fábrica da Ford em Camaçari BA
    Antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) (Reprodução/Internet)
    Continua após a publicidade

    Segundo o governo baiano, a intenção é instalar linhas de montagem dedicadas a veículos elétricos e híbridos, mas só na terceira etapa de operação da fábrica. Primeiro, fabricariam baterias com uma unidade de processamento de lítio e ferro fosfato.

    Insumos serão extraídos do Brasil e a produção será voltada para exportação para a China. Portanto, não se trataria apenas de um processo de montagem de baterias como a empresa mantém em Manaus (AM).

    Continua após a publicidade

    Depois, começaria a fabricação de chassis de ônibus e caminhões. Os veículos de transporte vão abastecer as regiões Nordeste e Norte do Brasil. A BYD já tem uma operação semelhante em fábrica localizada em Campinas (SP)Já a terceira linha, para produção de carros de passeio elétricos e híbridos plug-in, começaria apenas dois anos depois, por conta da complexidade da instalação de suas linhas de montagem.

    A empresa já está no Brasil vendendo um sedã e três SUVs, sempre híbridos ou elétricos, e a instalação da produção local já passou por algumas fases. Em janeiro, por exemplo, executivos da marca visitaram a fábrica de motores de Campo Largo (PR), desativada em novembro de 2022 pela Stellantis.

    Compartilhe essa matéria via:

    O presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, foi recebido pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana (PSD), para tratar do assunto. Segundo a Agência Estadual de Notícias do Paraná, o plano é aproveitar a unidade para produzir controladores e motores elétricos, enquanto a produção de carros, ônibus e baterias ficariam na Bahia mesmo.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.