Elétricos, Peugeot 208 e-GT e Fiat 500e serão lançados no segundo semestre
Para reforçar a infraestrutura, o grupo anunciou ainda que instalará 200 novos pontos de recarga no país
Por Guilherme Fontana
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 14 Maio 2021, 17h38 - Publicado em 14 Maio 2021, 17h35
Fiat 500e (Divulgação/Fiat)
A Stellantis anunciou para o segundo semestre a chegada dos aguardados Peugeot208 e-GT e Fiat 500e no Brasil, que representarão o primeiro passo para a eletrificação da empresa no país. Por isso, o grupo revelou também uma iniciativa para a instalação de 200 novos pontos de recarga espalhados pelo território nacional.
Grade tem elementos na cor da carroceria (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Porém, novas ondas da Covid-19 chegaram, o dólar disparou e a então PSA se fundiu com a FCA, se tornando Stellantis. Assim, o modelo ganhou tempo até que pudesse ser anunciado em uma situação mais oportuna.
Continua após a publicidade
Posicionado como uma versão esportiva, o 208 e-GT será equipado com um motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, segundo os nossos testes.
1/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
2/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
3/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
4/70 Suspensão do elétrico é 1 cm mais baixa (Fernando Pires/Quatro Rodas)
5/70 Por ser importado da França, elétrico tem para-choque traseiro diferente (Fernando Pires/Quatro Rodas)
6/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
7/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
8/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
9/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
10/70 Teto, aerofólio e retrovisores são sempre pintados de preto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
11/70 Grade tem elementos na cor da carroceria (Fernando Pires/Quatro Rodas)
12/70 Console do elétrico é o mesmo dos carros europeus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
13/70 Só o elétrico tem lanternas de leds (Fernando Pires/Quatro Rodas)
14/70 A Peugeot chama de 208 e-GT no Brasil, mas na Europa o nome é e-208 GT (Fernando Pires/Quatro Rodas)
15/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
16/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
17/70 Espaço interno não é prejudicado pelas baterias de 50kWh (Fernando Pires/Quatro Rodas)
18/70 Conjunto elétrico se passa por um motor a gasolina facilmente (Fernando Pires/Quatro Rodas)
19/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
20/70 Teto solar panorâmico é padrão (Fernando Pires/Quatro Rodas)
21/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
22/70 Sensores de estacionamento dianteiros também são exclusivos do elétrico (Fernando Pires/Quatro Rodas)
23/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
24/70 Além das rodas aro 17, versão e-GT tem pneus mais largos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
25/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
26/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
27/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
28/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
29/70 Faróis são sempre full led no elétrico (Fernando Pires/Quatro Rodas)
30/70 Autonomia da bateria é de 340 km em ciclo WLTP (Fernando Pires/Quatro Rodas)
31/70 208 elétrico tem 136 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)
32/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
33/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
34/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
35/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
36/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
37/70 Botões comandam os assistentes autônomos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
38/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
39/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
40/70 Só na versão elétrica há duas portas USB no banco traseiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
41/70 Versões com motor 1.6 não têm encosto traseiro bipartido (Fernando Pires/Quatro Rodas)
42/70 Carregador sem fio de smartphone fica dentro de porta-objetos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
43/70 Banco esportivo tem traseira rígida com bolsa de tela (Fernando Pires/Quatro Rodas)
44/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
45/70 Luzes no teto são pontos de leds (Fernando Pires/Quatro Rodas)
46/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
47/70 Central multimídia de 10 polegadas é exclusiva (Fernando Pires/Quatro Rodas)
48/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
49/70 Quadro de instrumentos tem outras funcionalidades (Fernando Pires/Quatro Rodas)
50/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
51/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
52/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
53/70 Elétrico tem ainda mais botões sob as saídas de ar centrais e parte deles são táteis (Fernando Pires/Quatro Rodas)
54/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
55/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
56/70 Bancos dianteiros têm formado e acabamento exclusivos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
57/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
58/70 Versão elétrica é a única com visual esportivado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
59/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
60/70 Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport (Fernando Pires/Quatro Rodas)
61/70 Não há câmbio joystick nas versões flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)
62/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
63/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
64/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
65/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
66/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
67/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
68/70 Só o e-208 GT tem painel todo emborrachado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
69/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
70/70(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Além disso, o modelo chegará expondo tudo o que as versões 1.6, feitas na Argentina, perderam, como acabamento mais caprichado e alto nível de tecnologia, com direito a piloto automático adaptativo.
Já a nova geração do 500, que agora é totalmente elétrica, foi anunciada em 2020 e é frequentemente flagrada em testes pelas ruas de Minas Gerais. Também avaliado pela QUATRO RODAS, o 500e chegará ao Brasil na configuração Icon, com motor de 114 cv.
Continua após a publicidade
Cada recarga varia de 15 h (3 kW) a 35 min (85 kW) (Divulgação/Fiat)
Assim como a sua antiga geração, vendida no Brasil entre 2009 e 2017, o 500e terá um nicho próprio dentro dos elétricos pelo visual retrô, as dimensões reduzidas e a alta tecnologia. Assim como o 208 e-GT, seu preço poderá ficar perto dos R$ 250 mil.
De acordo com o comunicado da Stellantis, porém, o grupo terá ainda outros modelos elétricos entre as suas marcas, sem citar nomes. O maior candidato é o Jeep Compass híbrido, que deverá chegar ao Brasil ainda em 2021 para não deixar o Toyota Corolla Cross Hybrid sozinho.
–(Nelson dos Santos/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
Reforço na infraestrutura
Para mostrar aos seus clientes que também se preocupa com a infraestrutura para carros elétricos, ainda precária no Brasil, a Stellantis se uniu ao projeto Ecovagas, realizado entre a Estapar e a Enel X, para a instalação de 200 novos pontos de recarga no país com plug padrão americano Type 2 – a parceria não descarta que o número cresça ainda em 2021.
–(Divulgação/Peugeot)
Todos os pontos estarão disponíveis em estacionamentos da Estapar, como em shoppings, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino, e poderão ser utilizados gratuitamente pelos proprietários de modelos da Stellantis.
A primeira fase do projeto focará em 23 cidades, de 10 estados, entre elas: São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE)
VW Tera: veja tudo sobre o SUV MAIS BARATO que Nivus e T-Cross e MAIS COMPLETO que Polo
A Volkswagen acabou com o segredo e mostrou seu SUV mais barato. O VW Tera começará a ser vendido no Brasil entre maio e junho, mas nós já pudemos conferir todos os seus detalhes e investigar os detalhes que a fabricante ainda não contou. Vem conosco olhar o VW Tera bem de pertinho!
Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF
Revista em Casa + Digital Completo
Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.