BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

E-Tron Sportback Concept: o futuro GT elétrico da Audi

Modelo com três motores elétricos, tração integral, interior futurista deverá ser lançado em 2019

Por Henrique Rodriguez
18 abr 2017, 18h19
Protótipo é um crossover com jeitão de cupê (Divulgação/Audi)

Este é o novo Audi E-Tron Sportback Concept, que a marca alemã apresentou no Salão de Xangai. Pela nomenclatura tradicional dos Audi, este seria um hatch ou um cupê de quatro portas. Mas não é bem isso: ele até tem teto inclinado, mas a pegada é de crossover. Será, basicamente, a versão elétrica do Q8 – que servirá de base para o Lamborghini Urus.

Modelo tem o mesmo porte do BMW X6 e do Mercedes GLE Coupé (Divulgação/Audi)

É isso mesmo, um crossover com pegada de cupê. Algo como o Q8 Concept – futuro concorrente dos BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé – em versão elétrica. A propósito, as dimensões estão próximas deles: 4,90 metros de comprimento, 1,98 metros de largura, 1,53 metros de altura e distância entre eixos de 2,93 metros.

Continua após a publicidade
Linha de perfil é muito parecida com a do A5 Sportback (Divulgação/Audi)

A Audi diz que o E-Tron Sportback Concept é “emocionantemente identificável como um carro elétrico no primeiro olhar”. Deixando de fora o fator emocional, é mesmo: qual carro com motor a combustão teria uma placa prateada com pequenos relevos no lugar da grade e o logotipo da marca formado por leds azulados? 

Em vez de grade, há uma placa fechada com alguns relevos. Faróis são os Matrix LED (Divulgação/Audi)

Os outros elementos de destaque do modelo seguem a cartilha de um bom carro-conceito futurista. São as câmeras que substituem os retrovisores, os faróis pequenos com leds, rodas enormes (aro 23″ para ser mais exato), a falta de maçanetas e, no caso dos Audi mais recentes, lanternas que, na verdade, são linhas de leds que cortam a traseira de ponta a ponta.

Lanternas traseiras são placas de acrílico transparente iluminadas por leds (Divulgação/Audi)

Além da bela traseira, com para-lamas bem delineados, o E-tron Sportback tem interior bem interessante e minimalista, apesar dos exageros futurísticos típicos dos conceitos. E há apenas quatro assentos independentes para os ocupantes. 

Continua após a publicidade
O interior do E-Tron Sportback tem seis telas que concentram comandos e informações (Divulgação/Audi)

Tudo está concentrado em telas: duas que exibem imagens das câmeras laterais (e que na foto acima mais parecem cromados nas portas, logo abaixo de onde ficariam os retrovisores), uma para o quadro de instrumentos e outras duas no console central, uma para o sistema de entretenimento e outra que comanda o sistema de ar-condicionado, além de uma bem estreita que exibe algumas informações para o carona.

Console central dá a impressão de estar flutuando (Divulgação/Audi)

São três motores elétricos que movem este carro-conceito. Um deles atua no eixo dianteiro e os outros dois ficam no eixo traseiro. Juntos, geram 435 cv em condições normais, que podem chegar a 503 cv em modo “boost”. Esta receita, que será usada em outros Audi E-Tron (serão três até 2020), permite que o Sportback chegue aos 100 km/h em 4,5 segundos. 

Os assentos traseiros do E-Tron Sportback são individuais (Divulgação/Audi)

A bateria de lítio que alimenta estes motores está posicionada no assoalho entre os eixos e tem arrefecimento por líquido. Com 95kWh de capacidade, garante autonomia para mais de 500 km.

Continua após a publicidade
São três motores elétricos com potência combinada de até 503 cv (divulgação/Audi)

A fase de conceito do E-Tron Sportback está prevista para acabar em 2019, quando ele chegará às lojas. Os primeiros elétricos da família E-Tron, porém, chegam ao mercado europeu já em 2018.

Design mistura elementos dos cupês, sedãs e SUVs
Design mistura elementos dos cupês, sedãs e SUVs (divulgação/Audi)
Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.