Dia 27 de março de 2024. Essa foi a data que marcou a produção do último carro a diesel da Volvo. É a conclusão de uma promessa feita pela fabricante sueca no ano passado, finalizando um ciclo de produção de mais de 45 anos. Reforça, também, como a Volvo está empenhada em vender apenas carros híbridos e elétricos.
Há apenas quatro anos, os Volvo a diesel lideravam as vendas. Agora quem domina são os híbridos. Isso mostra como as coisas podem mudar em tão pouco tempo. E não custa lembrar que a Volvo do Brasil deixou de vender carros a diesel e a combustão puros em 2021, saindo na frente de outros mercados da empresa.
Esse movimento da Volvo já era esperado, visto que não investia em novas tecnologias para os seus carros só com motores a combustão desde 2022, quando vendeu sua parte da Aurobay, joint venture que tinha com a chinesa Geely para a produção de motores de combustão.
O último motor a diesel, um 2.0 de 235 cv e 48,9 kgfm (de uma família lançada em 2013), foi instalado em um Volvo XC90 fabricado na Suécia, na cidade de Torslanda. Esse carro não será vendido: saiu da fábrica direto para o museu da marca em Gotemburgo.
Futuro totalmente elétrico
Se no Brasil a Volvo só vende carros eletrificados, na Europa ainda oferece algumas versões a combustão. Mas é por pouco tempo, pois o objetivo da empresa é oferecer apenas modelos elétricos até 2030 e a partir de 2040 atingir a neutralidade em emissões de carbono, reduzindo totalmente a emissão de gases..
“Estamos totalmente concentrados na criação de uma gama vasta de automóveis premium, totalmente elétricos, que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo. Serão também uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas”, afirmou Jim Rowan, diretor executivo da Volvo.