Duelo da Semana: Uno Turbo encara Punto T-Jet
Esportivos são dois dos maiores hot-hatches da Fiat
Dois esportivos nacionais fabricados pela Fiat disputam o Duelo da Semana. De um lado temos o Uno Turbo, versão envenenada do Uno. Lançado em março de 1994, o modelo foi o primeiro carro brasileiro movido a gasolina a sair de fábrica com turbocompressor. O motor de 1,4 litro entregava 118 cv, suficientes para levar o hatch de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 195 km/h – números espantosos até para os dias de hoje. Para provar que não seria meramente um esportivo “de fachada”, a Fiat redimensionou os sistemas de freio e suspensão (que foi rebaixada em 10 milímetros), além de colocar discos de freio dianteiros e tambores traseiros do Tempra. O Uno Turbo deixou de ser produzido em 1996.
O desafiante da vez é o Punto T-Jet. Apresentado em março de 2009, o hot-hatch aproveitava o motor do Linea T-Jet, um 1.4 movido a gasolina com 152 cv. Além do visual invocado (com direito a para-choques exclusivos, saias laterais, rodas exclusivas de 17 polegadas e apliques no painel na cor do carro), o compacto ganhou a partir de 2013 o seletor DNA, que altera as respostas de câmbio, embreagem e acelerador para uma condução mais dinâmica ou econômica.
Já escolheu seu modelo preferido? Então vote abaixo. O resultado sai na próxima sexta-feira!
Loading…