A Ducati 1199 Panigale, maior atração do Salão de Milão do finalzinho do ano passado, deve desembarcar em breve no país. É a moto de série com a melhor relação peso/potência e também com o mais positivo balanço peso/torque do mercado. Com apenas 164 kg declarados para o peso a seco e 195 cv de potência máxima a 10750 rpm, a 1199 tem 1 cavalo para cada 841 gramas de peso (o que equivale a quase 1,2 cv por kg de peso a seco) e 1 mkgf de torque máximo para cada 12 quilos de peso.
A Panigale é a moto de dois cilindros mais poderosa da história. Seu motor Superquadro é 25 cv mais potente que o 1198, um salto considerável. Parte de seu desempenho brilhante vem de sua concepção superquadrada (daí o nome em italiano), com diâmetro (de 112 mm) muito superior ao curso (de 60,8 mm), configuracão que favorece as subidas de giro e as prestações em altas rpm – além de permitir, pela grande circunferência do cilindro, válvulas de vasto diâmetro. As válvulas são acionadas pelo sistema desmodrômico (mecânico para abrir e fechar), de extrema precisão e velocidade, que permite levar as rotações do bicilíndrico a 10750 rpm. Apesar das características que favorecem os regimes elevados de giro, graças à sua arquitetura em L.
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