Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Donkervoot F22 é modelo com peso de Kwid e mais pique que Bugatti Veyron

Modelo holandês aposta em extrema economia de peso para que seu motor 2.5 renda tanto quanto o de modelos hiperesportivos

Por Eduardo Passos
12 dez 2022, 16h01
Modelo holandês tem 4,0 m de comprimento, 1,9 m de largura e apenas 1,1 m de altura
Modelo holandês tem 4,0 m de comprimento, 1,9 m de largura e apenas 1,1 m de altura (Divulgação/Donkervoort)
Continua após publicidade

Relativamente desconhecida, a fabricante holandesa Donkervoot apresentou seu novo F22, um esportivo peculiar em diferentes aspectos. Ainda que seus números isolados não sejam tão impressionantes, o conjunto da obra — 245 mil euros — promete impressionar.

Um biposto cujo capô é mais da metade do seu comprimento, o F22 aposta radicalmente na economia de peso, utilizando aço tubular, alumínio e chassi em fibra de carbono para pesar meros 750 kg.

Teto do Targa pode ser removido
Teto do targa pode ser removido (Divulgação/Donkervoort)

São alguns quilos a menos do que um Renault Kwid; a diferença é que, enquanto o subcompacto vem com motor 1.0 de 71 cv, o modelo da Donkervoot utiliza um motor 2.5 da Audi, com nada menos que 507 cv.

Donkervoort F22-11
Mecânica híbrida foi desconsiderada por questão de peso (Divulgação/Donkervoort)

Essa relação peso-potência é uma noção fiel de quanto um automóvel pode andar, pois nada adiantaria um motor de hiperesportivo em modelo muito pesado. Dito isso, o F22 tem um relação de 676 cv/tonelada, enquanto um Bugatti Veyron, por exemplo, com seu motor W16 de 1.015 cv, tem “apenas” 499 cv/tonelada.

Donkervoort F22-19
Central multimídia é, literalmente, um iPad Mini (Divulgação/Donkervoort)

Na prática, isso significa que o carro holandês de tração pode ir de 0 a 100 km/h em meros 2,5 s, com velocidade máxima de 290 km/h. O piloto, entretanto, terá que se virar no braço, pois o esportivo traz bom e velho câmbio manual de cinco marchas e diferencial traseiro de deslizamento limitado da Torsen, que facilitará o desempenho em curvas.

Bancos Recaro também estão no pacote
Bancos Recaro também estão no pacote (Divulgação/Donkervoort)

Interior

Não é apenas por fora que o modelo impressiona, e, por dentro, a criatividade se fez presente no uso de um iPad Mini como central multimídia, alinhada com o banco do passageiro. Também há o primeiro cinto de seis pontos homologado tanto para ruas quanto para pistas, afirma a marca, e o volante concentra grande parte de botões que estariam no painel normalmente.

Donkervoort F22-14
Donkervoort F22: à venda por 245 mil euros (Divulgação/Donkervoort)

A imensa rigidez torcional promete garantir não apenas um rodar confortável, como também complementos às medidas de segurança do modelo. O Donkervoot F22 também é um targa, com teto em fibra de carbono removível para completar o charme do modelo, que será vendido na Europa, Estados Unidos e Oriente Médio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.