Dodge Hornet tem nome de moto, motor do Renegade e ‘interior de Compass’
Novo SUV da Stellantis é a versão norte-americana do Alfa Romeo Tonale e tem opção híbrida com base em motor 1.3 turbo
O nome que fez sucesso em motos da Honda agora batiza o mais novo SUV da Dodge. O Hornet é um modelo compacto (para os padrões norte-americanos) e faz uso de diversos componentes de outros carros do grupo Stellantis. A opção de motor mais básica é a mesma utilizada pelo Jeep Renegade, enquanto o interior é muito semelhante ao Jeep Compass.
Mas a verdade é que o lançamento tem base mesmo em outro modelo. O Hornet é a versão da Dodge para o Alfa Romeo Tonale, em um movimento semelhante ao feito anteriormente entre a dupla Dodge Dart e Alfa Romeo Giulietta.
Em relação ao design, o novo SUV se diferencia pelas extremidades. A parte frontal tem grade dividida em duas zonas, além de uma extensa entrada de ar. Chamam atenção ainda os vinco no capô com pequenas aberturas. Já a parte traseira é mais convencional. Tem como destaque as lanternas em LED finas e interligadas.
Já o interior lembra o Compass desde o layout do painel, até o formato de botões, volante e saídas de ar-condicionado. A semelhança continua no quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Já a central multimídia tem estilo diferente. É horizontal, tem 10,3 polegadas e utiliza o sistema Uconnect 5.
Em relação a desempenho e versões, a opção de entrada é a Hornet GT, que carrega motor 2.0 turbo de 269 cv de potência e 40,8 mkgf de torque máximo. Atrelada a uma transmissão automática de nove velocidades, leva o SUV de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.
Já a configuração Hornet R/T é equipada por um conjunto híbrido. Ele tem como base o motor 1.3 turbo de quatro cilindros como o dos Renegade, mas com um conjunto híbrido que no Brasil equipa apenas o Compass 4XE. Combinado a um propulsor elétrico, emana 289 cv de potência e 52,9 mkgf de torque. A transmissão fica a cargo de um sistema de seis velocidades. Dessa forma, o SUV sai da inércia rumo aos 100 km/h em 6,1 s.
Entre os itens de série, destaque para o sistema de amortecimento da marca Koni. A suspensão pode ser ajustada por meio dos modos de condução. Já as versões R/T têm ainda freios da Brembo e dupla saída de escape.
Itens como piloto automático adaptativo, carregador de celular por indução, aquecimento para volante e bancos, além de sistema de som Harman Kardon são opcionais.
O Dodge Hornet GT tem preço inicial de 29.995 dólares, enquanto o Hornet R/T parte de 39.995 dólares. Os valores correspondem a R$ 156 mil e R$ 208 mil, respectivamente.