Quarenta anos atrás, um muscle car com tração nas quatro rodas seria algo inimaginável. Os puristas continuam torcendo o nariz, mas a partir de agora terão de conviver com o novo Dodge Challenger GT AWD.
A mecânica da tração integral é a mesma do pacote AWD oferecido para o irmão de quatro portas Charger desde 2013. Na maior parte do tempo o torque é enviado apenas para as rodas traseiras, mantendo o comportamento típico.
Trabalhando junto com os controles de estabilidade e tração, o VDC (Vehicle Dynamic Control) engaja o eixo dianteiro somente quando necessário, de forma automática, em situações de baixa aderência.
Não por acaso, o novo Challenger está sendo lançado no inverno do hemisfério norte, com direito a belas fotos e vídeos exibindo suas habilidades na neve, como se fosse um grand tourer europeu.
https://www.youtube.com/watch?v=Jne4JIZUBpk
Mas a própria Dodge parece não levar tanta fé no sucesso do modelo em território americano. A configuração será disponibilizada apenas com motor V6 Pentastar de 309 cavalos e 37 mkgf e câmbio automático de oito marchas.
Por US$ 34.490, o equivalente a R$ 116.883, o Challenger GT AWD será intermediário entre as versões de entrada com motor V6 e os V8 das linhas R/T e SRT.