Normalmente as corridas de arrancada envolvem superesportivos e potentes motores modificados. Veículos da Bugatti, Lamborghini, Ferrari, carros mais modestos — porém transformados — e até um caça militar já foram protagonistas de grandes disputas de velocidade. Uma drag race entre caminhões, porém, nos parece algo inédito.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
A corrida aconteceu durante o Texas Half Mile, um evento de arrancadas nos Estados Unidos. Os participantes eram quase todos caminhões da Peterbilt, com as mais diferentes cores e personalizações. Porém, o que todos tinham em comum, era o fato de serem verdadeiros veículos de trabalho, que viajam longas distâncias diariamente levando cargas pesadas.
Outra característica em comum dos caminhões era a potência e torque, que passavam facilmente a casa dos 1.000 cv e 150 kgfm. E claro, não podemos nos esquecer da grande quantidade de fumaça preta que era emitida pelos escapamentos a cada arrancada.
Não deixe esses brutamontes te enganarem. Mesmo pesando mais de 9 toneladas, o caminhão mais rápido do evento chegou a registrar 188 km/h. A marca foi atingida em uma corrida de aproximadamente 800 metros (ou meia milha) contra a segunda carreta mais rápida, que não fez feio e chegou aos 185 km/h.
O mais impressionante foi quando dez deles se juntaram na linha de largada para correr simultaneamente. Todas as carretas se alinharam e saíram juntas em direção ao fim da pista. Bom, quase todas: as mais lentas, acabaram sendo engolidas pela densa nuvem de fumaça.
Os autores do vídeo se empolgaram tanto com a quantidade de caminhões correndo juntos, que até cogitaram um possível recorde mundial quebrado. Se essa é a arrancada com o maior número de caminhões, ainda não podemos afirmar. Mas, sem dúvidas, deve ser a que abriu um dos maiores buracos na camada de ozônio.