Em um projeto recente, a Porsche lançou um livro que apresentou ao mundo mais detalhes de 15 veículos inéditos que nunca foram lançados. Denominada “Porsche Unseen“, a iniciativa pode ter servido de inspiração para mais modelos virem à tona.
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Desta vez, o ex-chefe de design do Grupo Volkswagen, o italiano Walter da Silva, usou sua conta no Instagram (forma um pouco menos glamurosa do que um livro que é vendido no Brasil por mais de R$ 450,00) para divulgar imagens de um projeto que ressuscitaria o Porsche 550 Spyder, um dos mais icônicos modelos da empresa.
Histórico por sua escassez e por seus feitos, o modelo rendeu muitos frutos para a fabricante e ainda inspira seus carros, como o recente Boxster Spyder, lançado no Brasil em 2017.
Segundo Walter Silva, esse projeto para um sucessor do 550 foi encomendado pelo próprio Ferdinand Piech, filho de Louise Piëch e ex-presidente e CEO do grupo VAG, para homenagear o modelo usado pelo ator James Dean batizado de “Little Bastard” .
O carro ficou famoso pelo acidente que tirou a vida de Dean e pela fama de “carro amaldiçoado”. O Little Bastard acumulou vítimas e alguns estranhos acontecimentos até desaparecer e nunca mais ser encontrado.
A atualização foi batizada de 550 One. Nota-se uma atualização visual, mas fora mantido o mesmo caráter minimalista do modelo original.
Guelras nas laterais, o simples painel de instrumentos e a ótica dianteira circular são prova do empenho em manter a personalidade do modelo. Ainda vale destacar a presença de alças de couro para abrir e fechar as portas e as lanternas traseiras esticadas para emular as famosas faixas vermelhas que adornavam os para-lamas traseiros do Little Bastard.
De acabamento mais simples, o modelo revivido poderia ser uma opção de entrada aos bipostos de motorização central da Porsche e uma alternativa mais barata aos 718.
Não foi divulgado o motivo de o projeto não ter ido à frente. Talvez, o misterioso histórico do homenageado tenha impactado um pouco na decisão da fabricante.
Com fabricação limitada (de 1953 a 1956), o 550 Spyder original foi o primeiro modelo da fabricante desenvolvido exclusivamente para competições.
Ele se destacou nas 24 horas de Le Mans de 1954, vencendo sua categoria na competição, e rendeu a primeira vitória geral para a Porsche em uma competição de grande porte, na corrida de Targa Florio, em 1956.
O modelo era fabricado sobre um chassi tubular, com uma carroceria de alumínio aberta, e tinha motor central. A propósito, o motor era o Type 547 boxer 1.5 de quatro cilindros com 142cv. Ao todo, apenas 90 unidades foram produzidas e comercializadas.
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