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Denza B5: SUV da BYD com 680 cv terá nome mais ocidental no Brasil ainda em 2025

Jipão tem o mesmo motor híbrido plug-in que a picape Shark e quer ser uma alternativa ao Land Rover Defender

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 fev 2025, 12h01
Denza B5 desembarca no Brasil
Denza B5 desembarca no Brasil (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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Primeiro navio da flotilha da BYD, o Explorer 01 está de volta à costa brasileira. A embarcação com capacidade para 7.000 veículos está desembarcando 5.524 carros no porto de Aracruz (ES) nesta semana e fomos acompanhar a operação que traz novas unidades de modelos da linha Dolphin, Song e Yuan, além do SUV agora conhecido como Denza B5, que será lançado no Brasil ainda em 2025.

Na China, o modelo é chamado de Fangchengbao Bao 5, mas a BYD optou por vender todos os seus carros de luxo como Denza, que foi sua primeira marca com esta proposta, conforme antecipado por QUATRO RODAS em agosto. Chegou até a ser mostrado ao público no Festival Interlagos.

Denza Bao 5

O Denza B5 usa a mesma arquitetura DMO da picape Shark, que foca na entrega de força antes da eficiência de combustível. Ele combina dois motores elétricos, um de 270 cv e outro de 340 cv com um motor 1.5 turbo a gasolina. De acordo com a fabricante, o SUV entrega 680 cv e 77,5 kgfm e tem autonomia elétrica para até 125 km (no ciclo chinês), garantida por uma bateria que pode ser recarregada em 16 minutos. Ao mesmo tempo que sua autonomia projetada é de 1.200 km, o B5 promete 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

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A capacidade off-road do Denza B5 fica mais evidente por ter três bloqueios de diferenciais e pelos ângulos de ataque (35°) e saída (32°). Ainda pode usar os motores elétricos para diminuir seu raio de giro a 3,4 metros e é equipado com a suspensão DiSus-P, que otimiza sua suspensão em tempo real.

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Denza B5 desembarca no Brasil
Denza B5 desembarca no Brasil (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Com 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de alturar e 2,80 m de entre-eixos, o B5 poderia enfrentar os Defender 110, Ford Bronco e, principalmente, o Tank 500, da conterrânea GWM.

Denza Bao 5
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A lista de equipamentos do Denza B5 ainda inclui um head-up display com dimensões equivalentes a 50 polegadas projetado no para-brisas, quadro de instrumentos digital, tela adicional para o carona, reconhecimento biométrico e sistema de som premium.

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De acordo com a imprensa chinesa, o SUV híbrido ocupará uma faixa de preço entre o equivalente a R$ 273.000 e R$ 408.000. Será vendido nas concessionárias BYD, mas não todas. Os lojistas poderão optar por ter um showroom da Denza no mesmo espaço, fazendo o investimento não só para alterar o local como também para treinar os vendedores para oferecer um atendimento diferenciado.

Denza D9 Brasil
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Outro carro nos planos da Denza é a van D9, que também deu as caras no Festival Interlagos em agosto passado. Ao contrário do B5, que é de uma outra submarca da BYD na China, a D9 é realmente da Denza e tem uma pegada diferente, focando no luxo e que terá como público-alvo o transporte executivo, como acontece em seu país de origem.

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Denza D9 Brasil
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A unidade mostrada ao público no Brasil tinha apenas dois assentos traseiros, individuais e reclináveis, além de itens para aumentar o conforto dos passageiros como uma Smart TV com conexão à internet. Dá até para fazer chamadas de vídeo, por ter câmeras embutidas na divisória entre as fileiras de assentos.

Denza D9 Brasil
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A Denza D9 tem 5,25 m de comprimento e, em sua versão híbrida, une o motor 1.5 turbo a gasolina com 140 cv a um motor elétrico de 230 cv e a possibilidade de ter um motor elétrico traseiro de 62 cv para compor a tração integral. No segundo caso, são 407 cv e 69,5 kgfm ao todo, com autonomia elétrica de 180 km com uma bateria de 40 kWh.

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Denza D9 Brasil
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Na China, a D9 híbrida varia entre o equivalente a R$ 250.000 e R$ 330.000, enquanto a elétrica custa de R$ 290.000 e R$ 346.000. Só em 2023, foram 118.595 unidades vendidas (94% delas híbridas).

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