Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Dacia Duster Hybrid-G 150 4×4 antecipa mecânica do Boreal e da Niagara

Tecnologia foi desenvolvida pela Valeo e tem um motor elétrico no eixo traseiro que funciona com marcha reduzida para ajudar no off-road

Por João Vitor Ferreira
10 set 2025, 13h14
Dacia Duster Hybrid 4X4
Dacia Duster Hybrid 4X4 (Divulgação/Dacia)
Continua após publicidade

Na Europa, a Dacia está lançando as novas versões Hybrid-g 150 4X4 para os SUVs Duster e Bigster. Trata-se de um sistema híbrido leve, que muito interessa a nós brasileiros, uma vez que ele será adotado pelos modelos da Renault no próximo ano.

No caso, a motorização híbrida leve de 48V está confirmada para o próprio Boreal e para a picape Niágara, que ainda será lançada. O interessante é que ele foge do padrão dos MHEV, tendo um motor elétrico no eixo traseiro que pode tracionar o carro.

Dacia Duster Hybrid 4X4
Dacia Duster Hybrid 4X4 (Divulgação/Dacia)

Esse motor tem 31 cv e 8,8 kgfm e é alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio de 0,84 kWh. No sistema MHEV, batizado de Dual Speed 48V e desenvolvido pela Valeo, ele tem duas funções: reduzir o consumo de combustível e ajudar o carro a vencer alguns obstáculos no off-road. Ou seja, é ele quem garante a tração integral, dispensando o uso e o peso de um cardã.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Para isso, o motor elétrico traseiro tem um câmbio próprio com duas marchas, sendo uma para velocidades mais altas e a outra que funciona como reduzida, com maior multiplicação de força do motor. 

Com a multiplicação da marcha mais baixa, seu torque aplicado nas rodas pode chegar ao equivalente a 183 kgfm. Em situações onde for vantajoso, o motor também pode se desacoplar das rodas para poupar combustível.

Dacia Bigster Hybrid 4X4
Dacia Bigster Hybrid 4X4 (Divulgação/Dacia)
Continua após a publicidade

A tração integral fica disponível em velocidades até 140 km/h e os SUVs híbridos têm seis modos de condução distintos: Auto, Eco, Neve, Lama/Areia, Bloqueio e Controle de Descida de Colinas. Na cidade, segundo a Dacia, os SUVs rodam em modo elétrico por até 60% do tempo.

Por aqui, teremos esse mesmo sistema elétrico no Boreal e na Niagara. A diferença fica por conta do motor a combustão. Na Europa, a Dacia está associando o sistema Dual Speed 48V ao motor 1.2 turbo de 140 cv e 23,45 kgfm, que funciona com gasolina e GLP (gás liquefeito de petróleo). A potência combinada do conjunto é de 154 cv e o câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Dacia Duster Hybrid 4X4
Dacia Duster Hybrid 4X4 (Divulgação/Dacia)
Continua após a publicidade

Já no Brasil, o motor adotado será o já conhecido 1.3 turbo de 163 cv, com o câmbio DW23, o mesmo automatizado de dupla embreagem e seis marchas usado atualmente pelo Kardian.

Por enquanto, a Dacia não anunciou os preços das novas versões híbridas do Duster e do Bigster, mas seu eles estarão disponíveis para encomendas até o final do ano. No mercado nacional, o sistema MEHV de 48V deve estrear só em 2026.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.