Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Curso de pilotagem da Audi usa o gelo para ensinar como fazer drift

Fomos até a Áustria para descobrir que o gelo pode ser o melhor lugar para aprender a andar com o carro de lado de forma controlada

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 jul 2023, 21h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Naquele dia não amanheceu tão frio quanto nos anteriores. Fazia -6 oC fora da salinha do hotel, em Seefeld, uma pequena vila no Tirol, na Áustria, bem na fronteira com a Alemanha. A região é um centro de esportes de inverno e era por isso que passaríamos os próximos dois dias ali.

    Enquanto nosso instrutor, o holandês Nik Kunst, apresentava os exercícios iniciais de pilotagem que faríamos no gelo, a primeira anotação que escrevi no meu bloquinho resume o drama : “O que pode ser aproveitado no asfalto?”. O que veio a seguir me provou que alguns aprendizados no gelo podem ser úteis no asfalto quente do Brasil.

    Drift na neve
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Nem vi a estação de esqui. Fazia tempo que não nevava, mas a temperatura mantinha a grossa camada de gelo sobre um pasto enorme, alisado por tratores diariamente. É tradição: no inverno, os rebanhos dão lugar aos carros usados no Audi Ice Experience. Seefeld é um dos diferentes endereços (talvez, o mais bonito) dos cursos de pilotagem que a Audi oferece aos clientes anualmente.

    O objetivo das primeiras atividades seria, basicamente, ter precisão suficiente para domar não apenas o RS 5 Sportback, com seu viciante V6 2.9 de 450 cv, mas também o RS e-tron GT, elétrico mais potente da marca com dois motores que somam 598 cv – desta vez não daria para usar o modo arrancada, que libera 646 cv. Nos dois, há sempre muita potência chegando nas quatro rodas por meio de sistemas de tração integral completamente diferentes.

    Continua após a publicidade
    Drift na neve
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A única preparação nos carros era o uso de pneus de inverno, com cravos metálicos que melhoram um pouco a aderência. Mesmo assim, tem que pegar leve: se acelerar com tudo, os pneus viram uma fábrica de raspadinha de gelo, sem sair do lugar.

    Nas frenagens, o segredo é ter fé: as rodas travam, os controles eletrônicos atuam para manter a direção e os cravos metálicos ancoram o carro no gelo. Por mais pesado que um RS e-tron GT seja ( 2.397 kg), ele vai parar. Cada carro tem uma reação.

     

    Audi_Brasil_DrivingExperience
    (Roast Media/Audi)
    Continua após a publicidade

    Se não pegasse confiança, ficaria difícil avançar para a frenagem com um desvio no final. O aprendizado aqui é ser gentil com o volante, virando apenas o suficiente para desviar dos cones sem perder o controle do carro. Os cones passaram ilesos.

    Compartilhe essa matéria via:

    Mas, antes, uma pausa: porque escorreguei na água derretida pelo motor dos carros tentando chegar à cabana (quentinha) do café. Bati a cabeça e o cotovelo esquerdo. O braço ficou fraco e dolorido. Pelo menos eu já estava no gelo, mas teria dificuldade justamente quando o movimento da direção é importante.

    Escorregões controlados

    Drift na neve
    (Divulgação/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    De volta à pista de gelo, agora com travas metálicas em uma das botas (o par ajudou um colega), a missão é completar uma curva de 180o escorregando. Depois, completar 360o.

    A regra é desligar os controles de tração e estabilidade, chegar a 30 km/h, virar o volante rápido para o carro perder a traseira e fazer o contraesterço sem se esquecer do acelerador – as rodas traseiras precisam continuar sem aderência. Está aí o segredo para prolongar o drift.

    Drift na neve
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Nik coordena no rádio, avisando quando estávamos exagerando ou virando pouco o volante. Também insiste na instrução mais valiosa, digna de um coach: “Você precisa olhar para onde você quer ir”. Isso é importante no asfalto, mas quando você está com um carro esportivo de lado e escorregando no gelo, é isso que vai garantir o sucesso na manobra, pois faz seu cérebro coordenar o contraesterço e o acelerador. Se o instinto agir, você vai continuar olhando para a frente do carro e rodar.

    Continua após a publicidade

     

    Para terminar o primeiro dia, slalom – o exercício de desviar de uma sequência de cones deixando a traseira escapar, mas com giro de 180o no meio. O segredo para mudar a direção é um toque no freio no contraesterço, porque a frenagem é mais forte nas rodas da frente, fazendo a traseira mudar a direção.

    Audi_Brasil_DrivingExperience
    (Roast Media/Audi)

    Todos os exercícios são mais fáceis no RS 5, que tem reações telepáticas por conta da distribuição mecânica do torque entre os eixos. No e-tron, além do peso, a entrega de potência controlada pela eletrônica não é previsível. É preciso virar mais e acelerar mais para vencer a aderência extra proporcionada pelo seu peso. Não contei para o Nik, mas só acertei com o RS e-tron GT no modo Sport, em vez do modo Comfort, indicado por ele.

    Continua após a publicidade

     

    Mantive o segredo no segundo dia, dominado por analgésicos e exercícios mais longos. Para aquecer, um slalom, com mais tempo escorregando antes de mudar a direção. O trabalho já havia se transformado em diversão, coroada pelo exercício seguinte: emendar duas voltas fazendo um 8 sem cruzar as pistas. Eu já estava brincando com a velocidade do carro de lado e com a quantidade de gelo que jorrava para fora da pista. O circuito longo, que exigiu uma aplicação mais técnica de todas as lições, marcou o fim do treinamento.

    Drift na neve
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A vantagem do gelo é permitir perder a traseira quase em câmera lenta e sem queimar os pneus, aprimorando a técnica do drift. Esta seria a forma mais segura de aprender e, talvez, a mais barata: para os clientes da Audi, o curso custa 2.500 euros, já com hospedagem e alimentação. A melhor dica é ter travas nas botas, porque semanas depois descobri que fraturei o osso rádio na queda.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.