Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cupra Tavascan é quase um SUV cupê da Volks com estilo agressivo e 340 cv

Novo modelo da Cupra se distancia mais uma vez da Seat e dá roupagem agressiva e requintada ao que a VW tem de melhor em termos de carros elétricos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 16h31 - Publicado em 24 abr 2023, 13h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ela é uma submarca de luxo da espanhola Seat, mas a Cupra vem aproveitando bem as tecnologias do Grupo Volkswagen em seus lançamentos. Mais especificamente, as da família ID., de carros elétricos da VW: depois do Cupra Born, baseado no Volkswagen ID.3, é vez do Cupra Tavascan ser revelado.

    A carroceria de SUV cupê e propulsão totalmente elétrica já indicam seu parentesco com o Volkswagen ID.5, quase um Nivus elétrico gigante, que também tem versão esportiva GTX. Do primo alemão, o utilitário concebido em Barcelona também aproveita a moderna plataforma MEB, exclusiva para carros elétricos.

    Cupra ganhou status de marca há cinco anos e parece contornar a Seat na relação com a Volks
    Cupra ganhou status de marca há cinco anos e parece contornar a Seat na relação com a Volks (Divulgação/Cupra)

    Para oferecer diferenciais relevantes em relação ao ID.5, o Tavascan aposta de cara no visual. O estilo comportado (e muito parecido) de todos os carros da família ID. some completamente no esportivo, que, sem grade frontal, acaba destacando bastante a entrada de ar que arrefece as baterias.

    Cupra Tavascan (6)
    São 4,64 m de comprimento, 1,86 m de largura e 2,76 m de entre-eixos. (Divulgação/Cupra)

    Os faróis são compostos por matrizes de leds e têm assinatura marcada pelos três triângulos de iluminação em cada peça. O perfil lateral do carro, segundo a Cupra, foi feito para realçar as rodas aerodinâmicas de aro 21, enquanto a traseira repete os padrões triangulares na lanterna, mas com perspectivas tridimensionais.

    Continua após a publicidade
    Entradas de ar bem chamativas se juntam à falsa grade
    Entradas de ar bem chamativas se juntam à falsa grade (Divulgação/Cupra)

    Por dentro, os números não mudam tanto em relação ao ID.5, e há central multimídia de 15’’ e quadro de instrumentos com cerca de 5’’, ambos flutuantes. A estética, por outro lado, é completamente oposta aos ID., com bastante combinação de tons em bronze e prata.

    Lanternas trazem efeito tridimensional
    Lanternas trazem efeito tridimensional (Divulgação/Cupra)
    Continua após a publicidade

    O console central, por exemplo, traz uma peça prateada que cobre as entradas USB e porta-objetos; nela, só há o botão do pisca-alerta em destaque, triangular como outros elementos do carro. Os tecidos que revestem a cabine são todos de origem reciclada, e incluem materiais que equivalem a Suede e couro. Completando o pacote esportivo, há bancos em concha que, segundo a marca, tem peso “reduzido”.

     

    Mecânica

    O Cupra Tavascan chegará às concessionárias em duas versões. A mais barata é monomotor com tração traseira — o Tavascan Endurance —, que entrega 286 cv e 55,6 kgfm. Já o Tavascan VZ, topo de linha, esbanja dois motores, tração integral e fartos 340 cv e 69,2 kgfm.

    Cupra Tavascan (14)
    Até os bancos trazem decoração em tom de bronze (Divulgação/Cupra)
    Continua após a publicidade

    Recursos como a gestão térmica eficiente das baterias e uso de componentes leves — o motor dianteiro, por exemplo, pesa apenas 60 kg — contribui para a autonomia do Tavascan. Ela varia entre 550 km e 570 km, em ciclo WLTP combinado, apesar de apenas de 77 kWh de capacidade das células.

    Cupra Tavascan (17)
    Forma dos assentos também é incomum (Divulgação/Cupra)

    A recarga pode ser feita a até 135 kW, que não é muito. Entretanto, segundo a espanhola, em menos de meia hora na tomada é possível levar a bateria de 10% a 80%.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Curiosamente, o Cupra Tasvacan não será produzido na Espanha, e sim em Anhui, China. O SUV cupê esportivo chegará ao mercado em 2024, buscando ajudar a Cupra a bater, pelo segundo ano consecutivo, seu recorde de vendas.

    Tavascan estreia no ano que vem
    Tavascan estreia no ano que vem (Divulgação/Cupra)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.