Depois de Porsche e Lamborghini, outro ícone dos superesportivos se renderá aos SUVs. A Maserati divulgou as primeiras imagens oficiais do Levante, seu primeiro utilitário esportivo da história. A marca, aliás, já vinha ensaiando o ingresso neste segmento desde 2011, quando exibiu seu primeiro SUV conceitual, batizado de Kubang. Com apresentação prevista para o próximo Salão de Genebra, em março, o Levante já começou a ser produzido na planta de Mirafiori, na Itália, e será lançado comercialmente ainda neste ano, tanto na Europa quanto no restante do mundo.
O design segue as tendências de estilo dos esportivos da marca, com uma grade frontal bastante pronunciada e quatro saídas de escapamento na traseira. Por enquanto, a Maserati não divulgou detalhes do interior, embora fontes ligadas à empresa afirmem que o visual lembra muito o sedã Ghibli.
Segundo a fabricante, o modelo terá motorizações a gasolina e a diesel, embora não tenha revelado detalhes de cada uma delas. No entanto, informações vazadas na imprensa europeia revelam que o Levante terá duas configurações do motor 3.0 V6 (equipando as versões 350 e 430) e um motor 3.0 V6 movido a diesel.
De acordo com estes dados, o Levante 350 levará 6,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, atingindo a velocidade máxima de 243 km/h, enquanto o Levante 450 cumpriria a mesma tarega em 5,2 segundos, chegando aos 264 km/h. Já a versão a diesel precisaria de 6,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h, acelerando até os 230 km/h. Apesar da falta de informações oficiais, a Maserati afirmou que todas as versões do SUV terão um “sofisticado” sistema de suspensão eletrônica a ar, tração integral e transmissão automática de oito velocidades.