Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Conheça o Fusca limousine que já foi ao Oscar e vale mais que um Rolls-Royce

Projetado nos anos 1960 por John von Neumann, o carro popular foi transformado em uma limusine equipada com madeira nobre, frigobar e som

Por Cristiane Barreto
29 ago 2025, 08h18
volkswagen fusca limousine
 (RM Sotheby’s/Divulgação)
Continua após publicidade

Quando surgiu, o Volkswagen Fusca tinha como propósito ser um carro acessível, prático e confiável, carregava simplicidade em cada detalhe. Mas, décadas mais tarde, um exemplar único provou que até o mais modesto dos modelos pode se tornar símbolo de luxo e excentricidade.

O carro em questão, foi arrematado recentemente por 310 mil euros em um leilão da Sotheby’s, superou em valor até modelos da Rolls-Royce. O preço elevado não se deve apenas ao estado de conservação ou à exclusividade, mas principalmente à história de quem o idealizou e ao caminho que percorreu até se tornar realidade.

volkswagen fusca limousine
(RM Sotheby’s/Divulgação)

A trajetória se inicia na Segunda Guerra Mundial, quando John von Neumann, ainda criança, deixou a Alemanha ao lado dos pais para fugir do fascismo, e se refugiou na Califórnia. Nos anos seguintes, com a Alemanha reconstruindo sua indústria e a Volkswagen expandindo sua presença pelo mundo, o Fusca ganhou popularidade fora da Europa.

E a cidade em que John estava refugiado era um lugar propício para o sucesso do modelo, e foi nesse cenário que ele, fluente em alemão e com bom trânsito no meio automotivo, tornou-se distribuidor oficial da marca na Costa Oeste e no Havaí.

Continua após a publicidade
volkswagen fusca limousine
(RM Sotheby’s/Divulgação)

O sucesso na carreira o proporcionou a conseguir investir em competições e em carros de corrida, mas ele decidiu levar sua criatividade a outro nível: transformar o Fusca em uma limusine. Para dar forma à ideia, recorreu à Trautman-Barnes, tradicional empresa de carrocerias responsável por modelos icônicos como o Chaparral e o Scarab, ídolos do automobilismo norte-americano nos anos 1960.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O projeto era ousado: estender as linhas compactas do Fusca e equipá-lo como um carro de luxo. A execução, porém, ficou longe de improvisos. Com orçamento de até 30 mil euros (cerca de R$ 180 mil) — valor altíssimo para a época —, o carro recebeu acabamento refinado, com uso de madeira nobre, frigobar, toca-fitas Philips e sistema de som.

volkswagen fusca limousine
(RM Sotheby’s/Divulgação)

O resultado foi um automóvel único: por fora, a silhueta inconfundível do carro popular; por dentro, um ambiente que remete ao luxo das grandes limusines. Um contraste que, ao mesmo tempo, desafiava a lógica do design e reforçava o caráter exclusivo da criação.

Continua após a publicidade

Décadas mais tarde, o carro ressurgiu no mercado colecionador. A disputa no leilão da Sotheby’s comprovou que, em certos casos, o valor de um automóvel não está nos cavalos de potência nem no emblema da grade, mas na singularidade da sua história.

volkswagen fusca limousine
(RM Sotheby’s/Divulgação)

Assim, o Fusca que nasceu para democratizar a mobilidade terminou por alcançar um posto improvável: mais caro que um Rolls-Royce. Uma lembrança de que, no universo do automóvel, paixão e criatividade podem transformar até o símbolo máximo da simplicidade em uma raridade milionária.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.