Conheça o Blackbird, novidade que pode revolucionar as filmagens de carros
Tecnologia simula visual de qualquer modelo em computação gráfica
Filmar propagandas de carros é um processo trabalhoso e caro. Numa indústria em que os produtos são constantemente atualizados, cada mínima alteração estética implica na realização de várias alterações e retoques nas produções. Pois uma engenhosa ferramenta chamada Blackbird promete resolver o problema das produtoras – e, por que não, das montadoras também.
Desenvolvido pela The Mill, empresa especializada em efeitos especiais, o Blackbird consegue reproduzir praticamente qualquer modelo de veículo, seja ele atual ou antigo. Tudo funciona a partir de um veículo equipado com chassi tubular e motor elétrico (que pode ser programado para emular o comportamento dinâmico de cada modelo), projetado para aumentar (ou diminuir) a distância entre-eixos em até 1,21 metro e alterar a altura da suspensão em até 25 centímetros para mais ou menos. As rodas também podem ser alteradas seguindo o padrão do veículo desejado.
Após a personalização das medidas, a ferramenta permite emular a aparência de milhares de modelos utilizando tecnologias de computação gráfica. Os traços da carroceria são reproduzidos por meio de vários sensores espalhados pela estrutura do veículo tubular. É possível também reproduzir as características de cada locação, graças a sensores que rastreiam os arredores para capturar imagens e dados dos movimentos, incluindo até as sombras projetadas sob a carroceria do veículo.
Com tudo isso, as montadoras não precisam se preocupar em conseguir veículos para as gravações. Segundo a desenvolvedora da tecnologia, foram gastos dois anos de trabalho para chegar ao resultado final.
Assista abaixo à demonstração do funcionamento do Blackbird:
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro