Confirmado para o Brasil, Chery Tiggo 9 ganha novo design e versão híbrida
Modelo já está confirmado para o Brasil em 2025, mas passa por reestilização na China pouco antes disso acontecer
A Chery já confirmou a vinda do SUV Tiggo 9 para o Brasil no ano que vem. Porém, poucos antes de sua estreia por aqui, o modelo recebeu uma nova atualização no mercado chinês.
As mudanças são poucas e se limitam ao visual exterior. A grade frontal ficou mais elegante e dividida. As entradas de ar também ficaram maiores, indo de um lado ao outro na extremidade do para-choque. O conjunto óptico continua o mesmo, mas o logo da Chery está mais destacado.
Na lateral, há novas rodas de 20 polegadas com um design que acompanha a nova grade frontal. O perfil do carro parece ter recebido mais vincos nas portas. Nas fotos divulgadas pela Chery, a pintura não é em dois tons como no modelo antigo, mas isso pode ser específico para o modelo apresentado.
O visual na traseira é exatamente o mesmo, sem mudanças nas lanternas interligadas, saídas de escape e para-choque.
Por dentro não há nenhuma alteração também, o modelo segue com uma grande tela conjunta no painel, que se divide entre o quadro de instrumentos e central multimídia.
Como no Tiggo 8, o Tiggo 9 também possui versão com sete lugares. Por ser maior, com 4,82 m de comprimento e 2,82 de entre-eixos, o SUV possui um porta-malas de 200 litros de capacidade mesmo com todos os bancos no lugar. Essa versão é uma que estará disponível no Brasil no ano que vem.
Na China, ele seguirá sendo vendido com motor 2.0 turbo de 265 cv e 41 kgfm de torque. Para o Brasil é provável que adote o mesmo 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm que equipa o Tiggo 8 Pro, por já estar preparado para usar a gasolina brasileira. A transmissão será a automatizada de dupla embragem com sete marchas.
Nesta nova atualização na China, o modelo recebeu uma nova motorização híbrida plug-in. Equipado com motor 1.5 turbo com quatro cilindros e 156 cv de potência, ele trabalha em conjunto de um motor elétrico de 224 cv. O sistema gera uma potência combinada de 381 cv e 62,2 kgfm. Já a bateria é de 19,4 kWh, podendo rodar até 82 km no modo totalmente elétrico e gerando uma autonomia de 1.400 km no modo híbrido.
A antiga versão híbrida plug-in, que não será descontinuada, usa o mesmo 2.0 turbo, porém combinado a uma unidade elétrica de 224 cv nas rodas traseiras. Juntos, chegam a 366 cv e 40,8 kgfm. A Chery declara uma autonomia de até 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l, semelhante à nova variante.
Este motor tem mais chances de chegar ao Brasil pois já está sendo homologado para o Jaecoo 8 da Omoda|Jaecoo, divisão da Chery que virá ao país em 2025.
O Chery Tiggo 9 será lançado no Brasil primeiro com na versão apenas com motor a combustão. A versão híbrida plug-in virá depois, mas existe um plano de nacionalizá-la posteriormente.