O Fiat Cronos só chegará às concessionárias brasileiras em fevereiro, mas na Argentina, onde é fabricado, o novo sedã compacto já está à venda. E todas as versões estão disponíveis.
Vendedores mais ligeiros já anunciam o Cronos no Mercado Libre. Os preços partem de 321.300 pesos, algo como R$ 55.600 pela cotação do dia 09/01/2018, na versão Drive 1.3 manual. O preço sobe para 341.300 (R$ 58.500) com câmbio automatizado GSR.
Já a versão Precision 1.8 parte dos 377.000 pesos (R$ 64.600) com câmbio manual de cinco marchas e dos 412.000 pesos (R$ 70.700) com câmbio automático de seis marchas. Os preços no Brasil ficarão pouco acima disso.
Vale dizer que o Cronos tem a mesma mecânica do Argo. O motor 1.3 8v Firefly flex rende até 109 cv e 14,2 mkgf de torque e o 1.8 16v E.TorQ EVO gera 139 cv e 19,3 mkgf de torque.
O sedã não será vendido com o motor 1.0 nem na Argentina, nem no Brasil. A ideia é deixar o andar de baixo do segmento para o Grand Siena nas versões 1.0 e 1.4.
Por dentro, o Cronos também é praticamente igual ao Argo. Somente a Precision se difere pela faixa central na cor vinho: na Drive ela é prateada, como mostram as fotos.
Mas há alguma melhora no espaço para as pernas no Banco traseiro do Cronos. A Fiat ainda não divulgou o entre-eixos, mas é provável que ainda fique abaixo dos 2,60 m. Vale dizer que o Argo tem 2,52 m.
A personalidade do Fiat Cronos está na parte externa. Tem grade, para-choque e capô com desenho exclusivo – até um pouco mais agressivo do que no hatch. A única diferença entre as versões Precision e Drive é que na mais em conta não há friso cromado no para-choque.
A traseira é curta e as lanternas têm prolongamento sobre a tampa do porta-malas. Apesar das dimensões, o porta-malas é grande – a capacidade é estimada em 540 litros, mais do que os 521 l do Volkswagen Virtus.
Se as diferenças entre as versões se resumem aos logotipos, a lateral deixa bem claro quando se trada de um Cronos Precision: além de rodas maiores, há maçanetas e frisos cromados. Mas o vão entre os pneus e o carro dão a impressão de que o sedã é artificialmente alto.
O Fiat Cronos será produzido apenas na fábrica de Córdoba, na Argentina. A unidade produzia o Siena EL e, mais recentemente, o Palio.