Imagine fazer uma viagem entre São Paulo e Goiânia com seu carro sem precisar parar em um posto para abastecer, pois o tanque dá e sobra. Pois bem, isso é uma realidade para pouquíssimos carros, mas um novo carro elétrico da Mercedes propõe justamente isso.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Parece surreal, mas o conceito Mercedes Vision EQXX promete uma autonomia de 1.000 km. Quem pensa que esse é um projeto para um futuro distante, se engana. A marca já deu até data para a revelação oficial do veículo: 3 de janeiro de 2022.
Para driblar o problema das grandes baterias, que geram um aumento na massa do veículo, a empresa pretende trabalhar com um modelo compacto e aerodinâmico. A ideia é que o carro tenha um coeficiente de arrasto menor que os 0,20 do Mercedes EQS, carro mais aerodinâmico do mundo.
Ainda comparando com o “irmão”, a Mercedes pretende criar uma bateria até 20% mais eficiente para atingir a casa dos 9 Kwh/100km. Seria a primeira vez que um veículo atinge tamanha eficiência, superando os 14 kwh/100 km do Tesla Model 3. Tudo isso, em condições reais de condução.
Além dos engenheiros da marca, a equipe de Fórmula 1, Mercedes-AMG, também trabalha no desenvolvimento desse trem de força que permite que as baterias rendam tanto. Os esforços são para cumprir o plano de eletrificação da empresa, que pretende ter pelo menos uma versão elétrica de cada modelo até 2025, com a eletrificação completa chegando em 2030.
O mais provável, é que o Vision EQXX pare na versão de conceito. Porém, o que a Mercedes deixou claro, é que ele será responsável por testar diversas tecnologias que serão implementadas futuramente nos carros da montadora.