Ainda em março deste ano, a Volvo, assim como a Audi, anunciou que todo o seu catálogo será composto por veículos 100% elétricos dentro de alguns anos. A decisão da empresa com sede na Suécia é de retirar todos os modelos a combustão e híbridos do mercado até 2030. Focada nesse objetivo, a Volvo divulgou o conceito Recharge, que antecipa a próxima geração do XC90.
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O visual do conceito é mais radical quando comparado aos atuais XC60 e XC90. Com uma forte influência futurista, a novidade parece querer remover elementos do design que serão supérfluos no futuro.
As mudanças começam já no visual dianteiro, com a ausência da clássica grade. Mas o local dela ainda exibe o logotipo da marca (agora iluminado) em uma barra diagonal.
Os entusiastas da mitologia nórdica ou fãs dos heróis da Marvel irão perceber que os desenhos dos faróis são uma reinterpretação do martelo do deus do trovão, Thor, presente em todos os carros da marca atualmente. O conjunto ganhou uma animação no momento em que o motorista liga os faróis.
O pilar A recebeu uma maior angulação e, logo acima, há um teto panorâmico de vidro. O ressalto no meio abriga os sensores LiDAR, que usam lasers para mapear o que há ao redor e viabilizar as tecnologias de condução autônoma que a Volvo terá futuramente.
O protótipo representa as outras colunas como linhas bem finas, para um visual mais moderno e com melhor estética. Mas não seria possível reproduzir isso em uma versão de produção. Ainda nas laterais, as portas se abrem ao contrário, semelhante ao estilo característico dos Rolls-Royce.
Na traseira, as lanternas têm design semelhante às utilizadas no atual XC90, porém se tornaram bem mais finas. Além disso, elas começam no meio da traseira, vão à lateral do modelo e seguem até o topo onde está um aerofólio pequeno. O para-choque traseiro segue o conceito minimalista e não apresenta detalhes exóticos.
O interior concorda com a mesma pegada futurista e minimalista que a empresa buscou para o conceito. De acordo com o chefe de design, Robin Paige, ele “integra tecnologias de última geração com materiais lindos, naturais e sustentáveis”, explicou.
Em relação ao que foi visto, o conceito conta com uma central multimídia de 15 polegadas no centro do painel e um quadro de instrumentos totalmente digital montado atrás do volante. Há quatro assentos individuais separados por consoles centrais. Na fileira da frente, há um espaço de armazenamento que lembra uma bolsa.
A empresa não divulgou detalhes sobre as motorizações, mas é possível perceber que o modelo conta tem piso totalmente plano, fruto da utilização de uma nova plataforma apenas para modelos 100% elétricos.
Vale lembrar que os veículos movidos a bateria da Volvo dividiam a plataforma de design com modelos a combustão, o que tornava inviável o desenho plano do piso. Isso fazia com que os engenheiros precisassem encontrar espaço tanto para as baterias como para os motores de combustíveis fósseis na mesma plataforma.
Apesar de ainda ser um conceito, ele é cotado para pautar a nova geração do Volvo XC90, que deve estrear em meados de 2022. Dito isso, mais detalhes devem ser dados em breve, junto a novidades sobre motorização do modelo.