Compass e Commander fracassam na Índia e terão reestilização ainda em 2024
Na Índia, a dupla de SUVs da Jeep tem facelift marcado para os próximos meses e existe a possibilidade de ganharem o motor 1.3 turbo das versões brasileiras
Enquanto por aqui teremos que esperar mais um ano ou dois para termos alguma atualização visual nos irmãos Jeep Compass e Commander, na Índia eles serão reestilizados em breve como uma estratégia para alavancar as vendas, que não andam muito bem.
No mercado indiano, o Compass teve uma média de vendas mensal de apenas 280 unidades, enquanto o Commander, que por lá se chama Meridian, tem média de 175 unidades. Para efeito de comparação, o Hyundai Creta, foi o carro mais vendido da Índia em julho, com mais de 17.000 unidades vendidas.
Para contornar a situação, o CEO da Stellantis na Índia, Shailesh Hazela, anunciou que as novidades chegarão já no próximo mês para tentar contornar a situação. “Vocês terão modelos [atualizados] a partir do mês que vem com o Compass. Teremos o Meridian 2.0 em outubro”, disse.
Apesar de anunciar que os dois SUVs receberão novidades, elas não serão tão grandes assim. Visualmente, as mudanças devem ser leves, como uma repaginada na grade e novos apliques nos para-choques, além de novas rodas e detalhes mais simples. Para o Meridian, a filial indiana da Autocar ainda revelou que ele ganhará novos recursos ADAS junto da atualização.
Para motorização, ainda não há muitas informações. Os indianos estão aguardando pela introdução do nosso motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, mas não está definido se ela acontecerá já nesta atualização. O certo é que novo propulsor chegará primeiro para Compass e depois para o Meridian.
Na Índia, a dupla tem disponível apenas o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,7 kgfm, com opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de nove. A tração pode ser dianteira ou 4X4 nas versões mais caras.
Vale lembrar que, em novembro, a Jeep apresentará a terceira geração do Compass. Essa que reformulará totalmente seu visual, além de introduzir novas versões híbridas e elétricas ao SUV. As vendas iniciarão primeiro na Europa, mas só a partir de 2025.
E a tendência é que novidades apareçam com cada vez mais frequência, como uma forma de se adaptar aos gostos do consumidor indiano. “Aprendemos que o mercado indiano precisa de frescor frequentemente. Diferentemente da ação do produto vista em 18-24 meses nos mercados europeus, na Índia, precisamos introduzir novidades a cada seis meses.”, explicou o CEO.
Essa é uma estratégia semelhante ao que a Stellantis vem usando para a Citröen na Índia. O C3 Aircross, por exemplo, foi lançado há menos de um ano na Índia e já está recebendo novidades, como seis airbags e ar-condicionado digital.