Como ficam os preços do Renault Kardian comparados a Pulse e Nivus
Com lançamento marcado para março, Renault Kardian não se esquiva dos irmãos Stepway e Duster, nem da rivalidade com Fiat Pulse e VW Nivus
A Renault precisou ser fria e calculista para definir os preços de lançamento do Kardian, seu novo SUV de entrada. A pré-venda começou com preços que variam entre R$ 112.790 e R$ 132.790, sendo mais barato que qualquer Stepway ou Duster 1.6 com câmbio automático CVT.
O Renault Kardian estreia uma nova motorização no Brasil. Em vez do motor 1.6 aspirado de origem Nissan, que gera entre 118 e 120 cv, usa um três-cilindros 1.0 turbo com injeção direta flex, com 125 cv e 22,4 kgfm. O câmbio CVT dá lugar a um automatizado de dupla embreagem (banhada a óleo) com seis marchas chamado EDC, uma solução mais barata e que já prevê futura eletrificação do modelo.
Este novo motor posiciona o Renault Kardian como um forte rival para o Fiat Pulse, cuja versão mais barata com câmbio automático tem motor 1.3 aspirado de 107 cv e custa R$ 110.990. Tem calotas e ar-condicionado automático como o Kardian Evolution, de R$ 112.790, mas apenas quatro airbags contra seis no Kardian, que ainda tem faróis full-led.
O Fiat Pulse mais barato com motor 1.0 turbo (130 cv e 20,4 kgfm) e câmbio CVT é a Audace, que custa R$ 118.990. Essa está mais próxima do Kardian Tecno, de R$ 122.990. que acrescenta freio de estacionamento eletrônico e console elevado com apoio de braço, que todo Fiat Pulse tem, rodas de 17 polegadas e frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal.
No Fiat, estes equipamentos de segurança são opcionais de R$ 2.490, elevando a conta a R$ 121.480. Já a roda de 17 polegadas faz parte de outro pacote, de R$ 3.490, totalizando R$ 125.960.
Mas vale ficar atento: o Fiat Pulse Audace completo também passa a ter assistente de permanência em faixa, farol alto automático, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e central de 10 polegadas, todos equipamentos que nenhum Kardian tem.
O Fiat Pulse Impetus é o mais caro, custa R$ 131.990 e já tem todos os equipamentos de segurança de série, mas é o único com quadro de instrumentos digital – que o Kardian tem em todas as versões. E não tem piloto automático adaptativo como o Kardian Première Edition, que ainda tem alerta de distância segura e alerta de pontos cegos a mais. Também são as únicas versões dos dois modelos com faróis de neblina e carregador sem fio para smartphones.
O Renault Kardian Première Edition também está alinhado em preço ao Volkswagen Nivus Comfortline, que custa R$ 132.390 e tem motor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm, além de câmbio automático convencional com seis marchas.
Este também tem seis airbags, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, carregador de celular por indução, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência (que reconhece pedestres, ao contrário do Kardian) e faróis de led. Por outro lado, o VW Nivus tem rodas aro 16 e ar-condicionado manual.
O Nivus Highline resolveria essas questões, mas custa muito mais caro: R$ 149.390. A versão mais completa do SUV cupê da Volkswagen já está mais próximo das versões intermediárias dos Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, que também têm motor 1.0 turbo, mas partem dos R$ 139.000.