Como é o novo VW Jetta GLI 2026 que está confirmado para o Brasil
Novo Jetta GLI tem amortecedores adaptativos e novo painel, e será renovado no Brasil para reforçar a linha de esportivos da VW

O novo Volkswagen Jetta GLI está com lançamento no Brasil confirmado para este ano e será peça fundamental na nova linha de esportivos da empresa. Embora o Polo GTS tenha acabado de sair de linha, a VW lançará em breve o seu substituto, o Nivus GTS, e até o final de 2025 chegam o Golf GTI e os novos Jetta GLI.
A reestilização do sedã médio foi apresentada em junho nos Estados Unidos e confirmada para o Brasil em dezembro. Além das mudanças no visual, a o Jetta GLI 2026 chegará com mudanças na cabine e mais tecnologia, como amortecedores adaptativos.

As mudanças na dianteira são bem evidentes: a grade está mais estreita e não tem moldura cromada, mas tem a barra inferior iluminada para integrar as os faróis, que estão com um novo formato, mais finos e compridos. A tomada de ar inferior cresceu para ornar com o novo desenho do para-choque.

Na traseira, as lanternas mantiveram um formato bem semelhante ao modelo antigo, mas agora são interligadas por uma barra iluminada decorada pelo GLI. O sedã esportivo também tem novo para-choque traseiro, mas manteve a dupla saída de escape.

O novo VW Jetta tem, de série, a nova central multimídia flutuante de 8’’, num painel que ganhou três barras decorativas horizontais, que se misturam com as saídas de ar do passageiro. Outra novidade presente em todas as versões é o ar-condicionado Climatronic Touch, que substitui os antigos comandos analógicos por comando digital.


Outro item de série é o pacote IQ.DRIVE: ele inclui frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pedestres e de ponto cego, alerta de tráfego traseiro e piloto automático adaptativo que funciona até no anda-e-para de semáforos. O GLI ainda tem bancos bancos e acabamento em couro.

Nos Estados Unidos, o novo Jetta GLI manteve o motor 2.0 turbo de 231 cv e 35,7 kgfm, inclusive com o mesmo câmbio DSG de 7 marchas que temos no Brasil. Contudo, o câmbio manual de seis marchas é opcional por lá.

Só o Jetta GLI tem freios maiores, diferencial de deslizamento limitado com sensor de torque controlado eletronicamente e bloqueio de diferencial eletrônico, sistema de amortecimento adaptativo DCC e um exclusivo sistema de escapamento esportivo. Há também os detalhes em vermelho na grade e no acabamento interno, que já viraram uma marca registrada dos GLI.
O novo Volkswagen Jetta GLI é produzido somente em Puebla (México) e já começou a ser vendido tanto no país de origem quanto no Canadá e Estados Unidos. No caso do mercado brasileiro, ainda há unidades da linha 2024 em estoque, sendo vendidas com preços entre R$ 232.990 e os R$ 250.990 de tabela. Por isso, o lançamento do modelo reestilizado pode ficar para o segundo semestre.