O Chevrolet Trailblazer seguiu os passos da “irmã” S10 e, recentemente, passou por atualizações externas, internas e mecânicas para a linha 2025. Mesmo com as novidades, o SUV de sete lugares segue vendido apenas em sua versão de topo, a High Country. Porém, clientes específicos podem levar o modelo em uma versão “secreta”, mais barata e que leva até cinco pessoas.
Sem divulgação por parte da GM, o Chevrolet Trailblazer LT pode ser comprado apenas sob demanda por empresas, sejam elas públicas ou privadas, além de órgãos governamentais, em concessionárias ou venda direta. De acordo com a marca à QUATRO RODAS, o processo de compra é o mesmo de vendas corporativas de outros modelos da marca e não há quantidade mínima exigida.
Questionada sobre o preço do SUV, a Chevrolet diz que não há um preço fechado, já que diversos fatores influenciam e eles são discutidos a cada caso entre a empresa compradora e a fabricante. Entre as variantes dos valores estão a quantidade, o tipo de customização, a localização e o ramo de atividade fiscal da empresa, que pode ter descontos específicos.
A Chevrolet não tem imagens oficiais do modelo, que é feito sob encomenda com especificações do comprador – que pode alterar equipamentos, visual e um item mecânico. Após serem entregues, os exemplares são caracterizados com pinturas e/ou adesivagem de acordo com o gosto do comprador. Entre os clientes está a Polícia Federal.
Na mecânica, nada muda – a não ser que o cliente deseje alterações na suspensão, que é McPherson na dianteira e por eixo rígido na traseira. No mais, permanecem inalterados o motor 2.8 turbo diesel de 207 cv e 52 kgfm, e o novo câmbio automático de oito marchas. A tração é 4×4 com seletor eletrônico e opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low, os freios são a disco nas quatro rodas e, a direção, tem assistência elétrica.
Já a aparência e a lista de equipamentos são simplificadas, por um óbvio movimento de corte de custos. Por fora, o SUV mantém as rodas de 18 polegadas com pneus 265/60 (mesma configuração da versão High Country), mas com desenho mais simples.
Ele perde os faróis de led com facho alto automático, substituídos pelos conjuntos mais simples da S10 WT, halógenos. Os faróis de neblina, as luzes diurnas e as lanternas traseiras, no entanto, ainda têm leds.
Já a capacidade de ocupantes passa de sete para cinco pessoas, mudança que também faz sentido para modelos de frota. Isso influencia também no tamanho do porta-malas, que é de 554 litros na versão High Country com a terceira fileira rebatida. Na LT, passa para 666 litros.
Por fim, o SUV também fica 24 kg mais leve, peso que pode ser compensado em uma capacidade de carga dos mesmos 24 kg a mais. Em números, o Trailblazer LT pesa 2.165 kg e tem capacidade total de carga de 585 kg. O High Country pesa 2.189 kg e pode levar até 561 kg. Ou seja, ambos somam 2.750 kg.
O que mais o Trailblazer LT perde?
A configuração de frotistas perde os itens de auxílio à condução presentes na versão High Country, como os alertas de colisão frontal, pressão dos pneus, ponto cego, saída de faixa e tráfego cruzado traseiro, além do sistema de frenagem automática de emergência. Também não há o controle de oscilação de trailer/reboque.
Entre equipamentos de conforto e conveniência, o SUV perde abertura das portas por chave presencial, carregador de celulares por indução, ar-condicionado digital, retrovisor interno eletrocrômico e luzes no porta-malas. Sensor de chuva e sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros) também saem de cena.
O Trailblazer LT mantém a central multimídia com tela de 11 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay, além de comandos no volante e entradas USB dianteiras (uma USB-C e uma USB-A). Porém, dispensa as entradas USB traseiras, o sistema de som e o wi-fi embarcado. Os bancos são de tecido e não há ajustes elétricos, e não há travamento automático das portas aos 15 km/h.
O que permanece?
Embora passe por uma grande dieta para ser barato e se adequar ao uso de um veículo de frota, o Trailblazer LT segue com itens de conforto e tecnologia. Além dos já citados leds em alguns pontos da iluminação externa, há também acendimento automático e regulagem de altura dos faróis. Também além da falada central multimídia, há câmera de ré e quadro de instrumentos digital com tela de 8 polegadas.
Os itens seguem com seis airbags, ancoragem Isofix, protetor de cárter do motor, ar-condicionado com saídas para os bancos traseiros, assistente de partida em rampas, direção com ajuste de altura e profundidade, piloto automático, controle de velocidade em declives, retrovisores externos elétricos e partida do motor por botão.
Há ainda itens triviais, como vidros elétricos nas quatro portas com acionamento “um toque”, trava elétrica, tampa do bocal do tanque com trava elétrica, limpador e lavador do vidro elétrico com acionamento automático em ré, desembaçador traseiro e direção elétrica.