Como é a plataforma Smart Car dos novos Fiat Argo, Pulse e Fastback
Nova plataforma que já está presente nos Fiat Grande Panda e Citroën e-C3 já é uma velha conhecida do Brasil e garantirá nova linha de compactos na Fiat
A formação da Stellantis, a partir da fusão entre a PSA Peugeot Citroën e a FCA (de Fiat, Jeep, Dodge e Ram), obrigou o grupo a fazer escolhas quanto ao compartilhamento de plataformas e motores. Na prática, carros compactos e médios terão plataforma de origem francesa e carros grandes terão plataforma de origem ítalo-americana.
Por exemplo, a antiga plataforma EMP2 da Peugeot-Citroën (do 3008 e do C4 Picasso) evoluiu para a plataforma STLA Medium e será a base para a nova geração do Jeep Compass, por exemplo.
A plataforma Giorgio, da FCA, surgiu com o Alfa Romeo Giulia em 2015, evoluiu para a plataforma WL do atual Jeep Grand Cherokee em 2021 e passou por mais uma atualização para se transformar na STLA Large, voltada para aplicações em carros elétricos grandes de Jeep, Alfa Romeo, Chrysler, Maserati e outras marcas da Stellantis. É esta a plataforma do Jeep Wagoneer S.
Mas o que mais interessa ao mercado brasileiro é que a plataforma CMP, criada em 2018 e já presente nos Peugeot 208, no novo Peugeot 3008 e nos Citroën C3, Aircross e Basalt também tem um novo nome para a era Stellantis: Smart Car.
Esta arquitetura voltada para os carros mais baratos e mais compactos do grupo recebeu este novo nome com o lançamento do Citroën e-C3 na Europa, e servirá de base para pelo menos 7 novos carros inéditos. Um deles é o novo Fiat Grande Panda, que servirá de base para o desenvolvimento do novo hatch compacto que substituirá o Fiat Argo no Brasil.
E tem mais: este projeto prevê uma nova linha de carros compactos da Fiat com direito a um novo SUV compacto (substituto do Pulse), uma picape compacta (substituta da Strada) e um SUV cupê (o novo Fiat Fastback).
Recursos da plataforma Smart Car
- Aplicação em carros compactos com visual SUV e elevada distância do solo
- Multienergia, por ser compatível com carros elétricos (BEVs) com autonomia de até 400 km, bem como motorizações híbridas e puramente a combustão
- Industrialização A produção pode ser feita em qualquer lugar do mundo, garantindo eficiência de custos e escala de produção ajustável
- Capacidade para até 7 pessoas e porta-malas com pelo menos 315 litros
Na prática, o SUV será derivado do C3 Aircross, o Fastback será baseado no Basalt e a picape será inédita. Todos eles são, efetivamente, carros concebidos na plataforma Smart Car e esse compartilhamento permitirá uma grande economia de escala, mesmo com os Fiat sendo fabricados em Betim (MG) – a fábrica será atualizada até 2026 para isso – e os Citroën em Porto Real (RJ).
É importante lembrar que o primeiro Fiat baseado na plataforma Smart Car e fabricado no Brasil só será lançado em 2026, conforme o cronograma abaixo.
Um conceito que também está mantido é que a plataforma Smart Car pode dar origem a carros com motor a combustão (que no Brasil serão os 1.0 e 1.3 da família Firefly) ou um motor elétrico e todos eles podem ser fabricados na mesma linha de produção. Nos carros mais baratos, o motor elétrico pode ter entre 58 cv e 113 cv, e as baterias podem ter entre 29 e 44 kWh.
Mas também existem aplicações com motor elétrico de 156 cv (fabricado pela eMotors, joint-venture entre a Stellantis e a Nidec) e bateria de 54 kWh – o mesmo conjunto do novo Peugeot e-2008.
Este conceito de plataformas que podem receber tanto motores elétricos quanto motores a combustão é principal aposta da Stellantis para otimizar custos de produção e desenvolvimento na grande maioria dos seus carros. E isso será especialmente importante na disputa com fabricantes chineses.
“Com as plataformas multienergias, nós somos os melhores na indústria em termos de performance. Não há nada mais que o cliente queira ter no carro. Esta é, por isso, a melhor estratégia”, declarou Carlos Tavares, CEO da Stellantis, durante a divulgação dos resultados do primeiro semestre de 2024 da Stellantis, na última semana.
A plataforma Smart Car ajuda a driblar os custos das plataformas mais caras e um hiato nos projetos da empresa. Isso porque as plataformas STLA Medium, Large e Frame já estão prontas, mas a arquitetura STLA Small só ficará pronta em 2026. Esta dará origem às novas gerações do Fiat 500 e do Jeep Renegade.