Como a Volkswagen posicionará seus cinco SUVs no Brasil?
Além do novo Tiguan, que estreia em abril, Volks terá quatro SUVs inéditos no Brasil em menos de dois anos
![Cinco novos SUVS volkswagen](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/03/cinco-novos-suvs-volkswagen.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Volkswagen prometeu lançar 12 novos SUVs na China até 2020. Tamanho empenho tem motivo: a China é o maior mercado da Volkswagen e comprou 3,2 milhões de carros da marca só em 2017. Não à toa, as operações da marca é dividida entre duas empresas locais, FAW e SAIC.
No Brasil a Volkswagen terá cinco SUVs até 2020. Será uma das maiores gamas de SUVs, que a Volks pretende usar para conquistar a liderança do mercado brasileiro. Alguns deles têm a ver com a China.
Mas como a Volkswagen posicionará tantos modelos no mercado brasileiro?
Tiguan
![Frente do modelo americano é um pouco diferente do europeu](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/01/volkswagen_tiguan_66.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Chega por aqui em abril em três versões: com motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de seis marchas, com cinco e sete lugares, e a R-Line, com motor 2.0 de 190 cv, câmbio de oito marchas e sete lugares. Os preços ficarão entre R$ 140.000 e R$ 170.000.
![volkswagen tiguan](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/01/volkswagen_tiguan_64.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Bem mais caro do que o modelo antigo, que partia dos R$ 99.990, o Volkswagen Tiguan terá como concorrentes os novos Peugeot 3008 e 5008, o Chevrolet Equinox e também a nova geração do Honda CR-V.
T-Cross
![flagra volkswagen t-cross](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/12/flagra-volkswagen-t-cross-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
É a aposta da Volks, ainda que tardia, para o disputado segmento dos SUVs compactos. O T-Cross é cotado como a grande atração da Volkswagen para o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Mas suas vendas só começarão no início de 2019.
![flagra volkswagen t-cross](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/12/flagra-volkswagen-t-cross-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Tratado internamente como projeto VW 216 LA (de América Latina), ele será baseado na plataforma MQB A0 – mesma de Polo e Virtus. Contudo, o T-Cross não usará o motor 1.0 TSI. Terá o 1.6 16V MSI de 117 cv nas versões de entrada e o 1.4 TSI de 150 cv nas versões mais caras.
A ideia é concorrer com os menores SUV compactos (leia-se Ford EcoSport, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker, que também tem motor 1.4 turbo). Os preços ficarão entre R$ 70 mil e R$ 90 mil.
Tarek
![Advanced Powerful SUV Tharu Tarek](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/03/advanced-powerful-suv-tharu-tarek-1.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com produção na Argentina confirmada para 2020, o Volkswagen Tarek será posicionado na lacuna entre o T-Cross e o Tiguan, de olho no Jeep Compass e nas versões mais caras de Honda HR-V e Hyundai Creta.
Ou seja, se fosse lançado hoje teria preços entre os R$ 100 mil e R$ 130 mil. O motor 1.4 TSI é o mais cotado para ele, mas até lá poderá receber o moderno 1.5 TSI que acaba de estrear na Europa.
![Advanced Powerful SUV Tharu Tarek](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/03/advanced-powerful-suv-tharu-tarek-3.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A base do Tarek será a mesma do Seat Ateca e do Skoda Karoq. Na prática, será a versão local do “Powerful Family SUV”, conceito de um SUV intermediário mostrado na China há poucos dias.
Por lá, o modelo definitivo deverá ser batizado de Tharu – nome que chegou a ser cotado para a versão latina – e será lançado no final deste ano.
![Advanced Powerful SUV Tharu Tarek](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/03/advanced-powerful-suv-tharu-tarek-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Volks não deu muitas informações do conceito, mas o Karoq adianta as dimensões do Tarek. O SUV tcheco tem 4,38 metros de comprimento, 1,84 de largura e 2,63 m de entre-eixos, praticamente as mesmas dimensões de um Jeep Compass. O porta-malas é até maior, de 521 litros.
Atlas
![Volkswagen Atlas](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/581343a00e216302700abadcvolkswagen-atlas-3-e1522685392953.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Embora tenha sido criado para ser vendido nos Estados Unidos, o enorme SUV Atlas está cotado para ser lançado no Brasil até 2020. Como a nova geração do Touareg está tão sofisticada quando um Audi Q7 ou Porsche Cayenne, a Volks pode substituí-lo pelo Atlas.
![Volkswagen Atlas](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/581343a00e216302700abadevolkswagen-atlas-4-e1522685420919.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Hoje o modelo é vendido apenas em versão de sete lugares. Com 5,04 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,77 m de altura, ele é 24 cm mais longo e 4 cm mais alto que o Touareg vendido hoje no Brasil.
Deverá custar mais de R$ 200 mil, disputando clientes com os Mitsubishi Pajero Full, Chevrolet TrailBlazer e Toyota SW4.
![Volkswagen Atlas Cross Sport](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/03/db2018au00264_large-e1522338908909.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas uma versão mais curta, para cinco ocupantes, já foi antecipada nos Estados Unidos (com o nome de Altas Cross Sport) e na China, onde será batizado de Tayron. Há duas opções de motores: o 2.0 TSI de 238 cv e o 3.6 VR6 de 280 cv. A tração pode ser dianteira ou integral, no caso do VR6.
CUV A0
![](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/vw-t-track-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Volkswagen desistiu do CrossFox, mas não desistiu de ter um aventureiro pequeno. A fabricante alemã trabalha no que chama de “CUV A0” ou “T-Track”, um SUV ainda menor e mais barato que o T-Cross. Este projeto tem origem no Taigun, o SUV que nasceria da plataforma do Up!.
![](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/vw-t-track-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O SUV compacto deve chegar ao mercado em 2020 com o motor 1.0 MPI com câmbio manual de cinco marchas nas versões de entrada e o 1.0 TSI com caixa automática de seis velocidades.
Dadas as dimensões do carro, é mais fácil para o mercado aceitar o tamanho dos motores. Ele deverá concorrer com o futuro SUV compacto derivado do Kwid, e também com os hatches aventureiros como Sandero Stepway, Ka Trail e HB20X.