Com 575 cavalos, Ram Rebel TRX Concept é quase um Hellcat para o off-road
Com motor V8 6.2 de 575 cv, ela seria uma boa concorrente para a Ford F-150 Raptor
A RAM diz ser mero estudo de engenharia e design baseado em interesses dos consumidores, mas para nós o conceito Ram Rebel TRX representa um ensaio de como seria um grande concorrente para a Ford F-150 Raptor. Ao menos a pegada extrema é a mesma nos dois modelos.
LEIA MAIS:
>> Teste: o caminhão de mudanças da Ram 2500 Laramie
>> Impressões: Ford F-150, o best-seller americano
>> Nissan Titan Warrior: uma picape com cara de poucos amigos
Enquanto a nova Raptor tira 450 cv de um V6 3.5 biturbo, a Rebel TRX não abre mão da tradição: tem um enorme V8 6.2 HEMI a gasolina, que com o impulso de um supercharger faz a potência chegar aos 575 cv. É mais potênte do que um Charger SRT e não fica tão distante dos 717 cv de um Hellcat.
O câmbio é automático de oito marchas Torqueflite com calibração exclusiva para a versão e trabalha com tração 4×4 voltada para a performance, com caixa de transferência BorgWarner 44-45 e modos de funcionamento normal, molhado/neve, off-road e baja.
Mas não basta ter um bom powertrain para fazer frente a Raptor. Suspensão e pneus também precisaram ser revistos. Além de receber amortecedores de alta pressão, a suspensão teve seu curso aumentado em 40%, o que resulta em uma movimentação de até 33 cm para as rodas.
A propósito, os pneus são do tipo fora de estrada de 37 polegadas, muito maiores do que os convencionais.
A Ram diz que a Rebel TRX pode chegar aos 160 km/h em terrenos acidentados, o que justifica os cintos de seis pontos e os bancos revestidos de camurça, que ajudam a segurar os passageiros em seus assentos. O assoalho, por sua vez, é todo revestido de borracha para não ter problema com lama e poeira.
Infelizmente, não há planos para que a Ram Rebel TRX deixe de ser um carro-conceito. Mas, por sorte, esta não parece ser uma decisão definitiva.
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro