Colorado ZR2: uma S10 que é quase uma Raptor
Irmã de nossa S10, picape para off-road pesado é apresentada no Salão de Los Angeles
Mostrada pela primeira vez como conceito há dois anos, a Chevrolet apresentou no Salão de Los Angeles a versão de produção da Colorado ZR2, a equivalente norte-americana de nossa S10. A picape média desenvolvida para o off-road mais pesado chega com credenciais para fazer frente a Ford F-150 Raptor e Toyota Tacoma TRD Pro, suas principais concorrentes.
LEIA MAIS:
>> Comparativos: Ford Ranger x Chevrolet S10 x Toyota Hilux
>> Impressões: Ram 1500 diesel, uma gigante americana pelo preço de uma picape média
>> Tacoma TRD Pro: uma picape para alcançar o fim do mundo
>> Impressões: Ford F-150, o best-seller americano
O visual parrudo da Colorado ZR2 conceitual foi mantido, o que inclui os novos para-choques recuados para maior ângulo de entrada, gancho para reboque, skid plate de alumínio para proteção do cárter e radiador, nova grade dianteira, estepe à mostra na caçamba e capô elevado com entrada de ar e pintado de preto.
Há também estribos tubulares na lateral, além de rodas de 17 polegadas calçadas com pneus todo terreno de 31 polegadas. Na cabine, há apenas bancos com logos ZR2 nos apoios de cabeça.
Se comparada a outras versões, a Colorado ZR2 tem suspensão com braços de ferro fundido, elevada em 5 cm. Ela utiliza amortecedores do tipo DSSV (Dynamic Suspension Spool Valve), da Multimatic. O componente é o mesmo utilizado no Camaro Z/28, só que aplicado pela primeira vez num veículo off-road.
Como vantagem, esses amortecedores especiais possuem válvulas que alteram a ação de amortecimento conforme as situações de uso. Segundo a Chevrolet, enquanto amortecedores comuns oferecem duas condições de ajuste para o amortecimento, os DSSV posuem seis para a dianteira e quatro na traseira.
A picape conta também com diferencial dianteiro e traseiro com bloqueio eletrônico, além de tração 4×4 com nove opções de ajustes. Entre os equipamentos, destaque para o botão “Off-road mode”, que modifica o controle de tração e estabilidade e bloqueio de diferencial para diferentes condições de rodagem. O modelo tem capacidade de reboque de até 2,2 toneladas.
Em relação à mecânica, a Colorado ZR2 terá o motor V6 3.6 a gasolina de 312 cv e 38 mkgf de torque associado a transmissão automática de oito velocidades e também o quatro cilindros 2.8 Duramax diesel com 184 cv e 51 mkgf de torque. A picape será comercializada com opções de cabine dupla ou estendida.