Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Clássicos: Ford 18, o carro que popularizou a paixão pelos motores V8

Legado de Henry Ford foi além do Model T: o gênio industrial também viabilizou a produção em larga escala de um carro de alta performance

Por Felipe Bitu
Atualizado em 11 jul 2019, 07h01 - Publicado em 11 jul 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford 18/40
    O cupê de três janelas é uma das carrocerias mais valorizadas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A paixão mundial pelos V8 foi consolidada no dia 31 de março de 1932, quando a Ford apresentou seu lendário Modelo 18.

    Foi o primeiro carro produzido em larga escala a oferecer um motor de oito cilindros dispostos em V, até então restrito a marcas de luxo como Lincoln, Peerless, Cunningham e Cadillac.

    Sua origem remonta a 1929, quando a General Motors lançou o primeiro Chevrolet de seis cilindros, muito superior em suavidade e potência comparado ao Ford Modelo A de quatro cilindros.

    Ford 18/40
    Portas suicidas eram populares nos anos 30 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O contra-ataque de Henry Ford teve início em julho de 1931, quando a engenharia de Dearborn foi encarregada de desenvolver um V8 com bloco fundido em peça única.

    Henry Ford queria simplificar a produção do V8, viabilizando seu uso num automóvel popular. O projeto seguiu em segredo e ninguém entendeu quando a produção do Modelo A em River Rouge foi encerrada de repente em dezembro.

    Continua após a publicidade

    Revendedores chegaram a falir com os pátios vazios à espera dos Ford para 1932.

    Ford 18/40
    O estepe era montado na traseira ou nos estribos laterais (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O silêncio foi quebrado em 11 de fevereiro de 1932, quando o industrial anunciou o Modelo 18.

    A primeira unidade deixou a linha de montagem em março de 1932: o cupê Victoria teve a numeração do bloco marcada à mão pelo próprio Henry Ford durante a cerimônia de apresentação.

    O tradicional motor de quatro cilindros foi melhorado e mantido no Modelo B.

    Continua após a publicidade

    O aguardado Ford V8 chegou às lojas em abril. O talentoso Edsel Ford, filho do fundador, marcou presença no estilo, inspirado nos Lincoln. A dirigibilidade melhorou com o fim do avanço de ignição no volante e com a sincronização da segunda e terceira marchas.

    Ford 18/40
    O galgo de Edsel Ford era o mesmo usado nos Lincoln (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Qualquer motorista estava apto ao prazer de acelerar o V8 de 3,6 litros e 65 cv.

    Pesando cerca de 130 kg a menos que um Plymouth ou Chevrolet, o Modelo 18 era imbatível na relação peso/potência: acelerava de 0 a 96 km/h em 16,8 segundos e superava facilmente os 120 km/h.

    Tornou-se o favorito de celebridades como o boxeador Jack Dempsey e o piloto Fred Frame, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 1932.

    Continua após a publicidade

    O Ford V8 foi logo incorporado à frota da polícia de Detroit mas também fez sucesso entre seus inimigos: garantiu as fugas do assaltante de bancos John Dillinger e do casal Clyde Barrow e Bonnie Parker.

    Diz a lenda que Dillinger e Barrow enviaram cartas de agradecimento a Henry Ford.

    Ford 18/40
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O Modelo 18 respondeu por 70% da produção em 1932, pois custava apenas US$ 50 a mais que o ModeloB em qualquer versão (11% mais caro no caso do Tudor Sedan).

    Das dez opções de carroceria, o preferido foi o Tudor Sedan de duas portas, um pouco mais caro que o Chevrolet e muito mais barato que o Plymouth.

    Continua após a publicidade

    O desenvolvimento apressado do V8 rendeu problemas como trincas no bloco e consumo excessivo de óleo. A Ford reparou os motores danificados e preparou novidades para 1933.

    Ford 18/40
    O acesso ao V8 era pelas laterais (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Redesenhado, o V8 passou a se chamar Modelo 40, com 15 cm a mais entre os eixos e um sistema de ignição que elevou a potência para 75 cv.

    O Modelo 40, de 1934, marcou o retorno da Ford à liderança do mercado e recebeu melhorias que o levaram a 85 cv.

    Ford 18/40
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O cupê de três janelas das fotos, aos cuidados da PJS Restaurações Especiais, era o favorito dos hot rodders, que logo aprenderam a extrair ainda mais potência com comandos de válvulas esportivos e carburadores adicionais.

    Ford 18/40
    O banco da sogra foi oferecido até 1939 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O reinado do Ford V8 foi até 1949, quando, enfim, foi superado pelos V8 Cadillac e Oldsmobile. Em 1935, o Modelo 40 foi sucedido pelo Modelo 48, mas sua arquitetura básica permaneceu inalterada até 1948.

    Esse projeto foi o último feito importante na carreira de Henry Ford, que abriu mão do caráter estritamente utilitário de seus carros para encantar a clientela com altas doses de estilo, conforto e desempenho.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.