Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Civic Type R bate recorde com tração dianteira em Nürburgring

Nova geração do Type R baixou o tempo do Golf GTI Clubsport em mais de 5 segundos

Por Da Redação
24 abr 2017, 12h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Honda Civic Type R
    (divulgação/Honda)

    O novo Honda Civic Type R escreveu mais um pequeno capítulo da histórica briga com o Golf GTI. Ele cravou o tempo de 7min43s80 em Nürburgring Nordschleife, exatos 5s41 mais rápido que a marca obtida pelo GTI Clubsport S quase um ano atrás.

    Apesar de não haver nenhum tipo de homologação oficial, a Honda afirma que se trata do novo recorde para veículos de produção com tração dianteira, quase 7 segundos abaixo do tempo do Type R de geração anterior.

    Apresentado em março no Salão de Genebra, o novo Type R tem um motor 2.0 turbo com 320 cv e 40,7 mkgf, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. Já o recordista anterior é uma série especial do Golf, com 310 cv e 38,7 mkgf, câmbio manual de seis marchas no lugar do DSG e peso aliviado em 30 kg.

    Continua após a publicidade

    A versão esportiva máxima do Civic de décima geração (abaixo dele, há o Civic Si) ficou mais leve e 38% mais rígido que o antigo Type R, com uma nova suspensão multilink na traseira, além de um pacote aerodinâmico extra para maior estabilidade em altas velocidades.

    Honda Civic Type R
    (divulgação/Honda)

    A largura maior e o entre-eixos alongado também ajudaram a baixar o tempo nas curvas de Nüburgring. “Por exemplo, pilotos geralmente entram na curva logo após o Metzgesfeld a cerca de 150 km/h. No Type R, a velocidade chega a 160 km/h”, diz Ryuichi Kijima, engenheiro-chefe do projeto.

    Continua após a publicidade

    O exemplar utilizado foi uma unidade de pré-produção. A Honda diz que ele é tecnicamente representativo do modelo que chegará às lojas a partir da metade do ano. Uma gaiola de proteção foi montada no interior por motivos de segurança – mas os japoneses garantem que isso não aumentou a rigidez torsional.

    Honda Civic Type R
    (divulgação/Honda)

    Para compensar o peso extra da estrutura tubular, o sistema de áudio e o banco traseiro foram retirados. Os pneus utilizados não foram especificados – a Honda diz apenas que eles eram modelos liberados para a ruas, mas com foco nas pistas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.