Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Citroën poderá ter C4 com base de C3 para reduzir custos ‘desnecessários’

Para o CEO da marca, grandes famílias podem precisar do espaço de um carro médio, sem exigir tecnologias desnecessárias que encarecem o modelo

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 dez 2024, 17h09 - Publicado em 28 dez 2024, 11h00
Citroën C3 2025 europa
Citroën C3 2025 (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

Embora a Stellantis esteja criando novas plataformas para diferentes segmentos, a Citroën diz que talvez não siga os direcionamentos tão à risca assim. É que, segundo a marca, alguns de seus carros médios também poderão ser feitos a partir de plataformas dedicadas a carros menores, por questões de custos.

A declaração foi dada pelo CEO da Citroën, Thierry Koskas, e reproduzida pela Autocar. Segundo o executivo, a marca poderá ter carros do segmento C (ou seja, modelos médios, como o C4) feitos sobre a plataforma Smart Car, direcionada a modelos do segmento B (ou seja, modelos compactos, como o C3). Assim, é possível que, em alguns anos, possamos ver um C4 utilizando a mesma base de um C3.

Citroën C4 elétrico
Citroën C4 elétrico (Divulgação/Citroën)

Ele justifica dizendo que mesmo clientes de carros médios querem economizar, dando o exemplo de grandes famílias, que podem procurar por espaço, mas “a um preço razoável”. As economias seriam feitas pelos recursos oferecidos pelos modelos. Koskas diz que o uso excessivo de tecnologia pode ser desnecessário e que, em alguns casos, como o da família citada, a não existência de alguns itens podem baratear os modelos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Sobre o atual C3 europeu, executivo diz que o modelo foi feito com este pensamento. “Quando você olha para o que as pessoas esperam desse segmento, não precisa estar cheio de tecnologia”, disse. Considere, porém, que o modelo já tem um alto nível de equipamentos quando comparado ao C3 brasileiro.

Citroën C3 AirCross europeu
Citroën C3 AirCross europeu (Divulgação/Citroën)

“O custo dos carros está aumentando, mas a quantidade de dinheiro que as pessoas podem gastar, não”, disse Koskas. “É ainda pior nos elétricos, porque você impõe às pessoas que comprem carros que são mais caros”, acrescentou. Por isso, ele defende a abordagem simplificada de modelos – sem que a qualidade e a segurança dos mesmos sejam afetadas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.