O terceiro carro da família C-Cubed se chama Citroën Basalt. Trata-se do SUV cupê da mesma linhagem dos C3 e C3 Aircross, e que agora já tem data para ser apresentado: dia 27 de março, próxima quarta-feira.
A Citroën usará o estilo de SUV cupê, com o caimento mais suave da traseira, como estratégia para não lançar um sedã mas conseguir oferecer um grande porta-malas. Com entre-eixos na casa de 2,67 m (mesmo do Aircross) e comprimento ao redor dos 4,4 m, espere espaço interno amplo.
A mecânica do Citroën Basalt será composta pelo motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT, um conjunto usado por outro SUV cupê da Stellantis: o Fiat Fastback. Mas não terá a mesma chave simples dos irmãos, pois esta será abandonada. O modelo ainda poderá estrear faróis full-led, pois o teaser já permite ver as lanternas de led.
O interior não deve diferir muito do C3 Aircross, com a mesma central multimídia de 10”, inclusive do C3 hatch, e o quadro de instrumentos digital de 8,4”, que estreou no sete lugares. Mas não mudar muito pode ser um problema, pois o acabamento simplório, sem partes macias nem mesmo nas portas e a limitação de apenas quatro airbags podem ser incompatíveis com o estilo do carro.
Se o Citroën Basalt manter a lista de equipamentos dos irmão, porém, poderá ter preços interessantes. Versões básicas poderiam custar menos de R$ 110.000, com a topo beirando os R$ 130.000, a faixa de preço do C3 Aircross. O crossover estreia no mercado no segundo semestre de 2024.