Chinesa Great Wall apresenta cópia do Fusca como elétrico de quatro portas
Punk Cat, como foi batizado o modelo, promete uma “sensação nostálgica” aos proprietários. Prática de “fazer gatos” não é recente na marca.
Não é mais novidade que o Salão de Xangai, na China, se destaca por cópias de modelos que já existem no mercado. Algumas, porém, são mais descaradas. Feito pela ORA, da Great Wall, o elétrico de quatro portas Punk Cat (ou “gato punk”) não tem como negar sua “inspiração” no Fusca.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O visual fala por si. Estão presentes no chinês os característicos para-lamas destacados do VW, faróis redondos, para-choques metálicos e o para-brisa de ângulo mais fechado em relação ao capô. A traseira foi inspirada nos primeiros modelos do Fusca, lá dos anos 1950.
Por dentro, o elétrico tem bancos com estofamento que segue o padrão do clássico, além do volante com aro metálico e visual retrô, e o quadro de instrumentos reduzido. A marca diz que o Punk Cat dará aos proprietários uma sensação de “nostalgia”.
Apesar de tanto passado, porém, o modelo também vive o presente. Faróis e lanternas são iluminados por LEDs, o quadro de instrumentos é digital e há uma grande tela no centro do painel para a central multimídia, além de carregador de smartphones por indução.
Detalhes mecânicos não foram divulgados pela ORA.
Sempre fazendo gato
O Punk Cat não é o primeiro modelo copiado na linha da fabricante chinesa. Entre a sua gama já passaram modelos como o R1 Black Cat, que clonava de uma só vez o Smart ForFour e o Honda e, e o R2 White Cat, que é a cara do Scion xB.
O es11 Good Cat, por sua vez, é uma mistura de Nissan Leaf de primeira geração, Porsche e Mini. Talvez os nomes de gatos façam ainda mais sentido aqui no Brasil.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro